Congresso de Agrometeorologia recebe trabalhos
Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, e de outras instituições apresentarão técnicas de controle de mofo branco e a ferrugem asiática aos produtores da Bahia nesta terça-feira (16/06).
Essas doenças afetaram a produção do grão no estado e contribuíram para a queda de produtividade nesta safra. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção nesta safra na Bahia será 8,6% menor em relação a safra passada. Os pesquisadores irão mostrar o histórico destas doenças, os danos causados, as formas de manejo a partir de resultados de pesquisas.
O novo surto de mofo branco, intensificado nas safras 2007/08 e 2008/09, mostra que o fungo Sclerotinia sclerotiorum está amplamente disseminado pelas regiões produtoras de soja. Conforme José Tadashi Yorinori, fitopatologista e consultor da Fundação MT, na Bahia as regiões mais atingidas na safra 2007/08 e 2008/09 foi a de Luís Eduardo Magalhães, principalmente as localidades conhecidas como Roda Velha e Anel da Soja.
"Os maiores danos do mofo branco ocorrem quando há a coincidência da floração da soja com a formação dos apotécios, que são estruturas semelhantes a pequenos cogumelos, nos quais são produzidos os esporos do fungo. Quando a formação de apotécios e a liberação dos ascósporos, que são os esporos sexuais do fungo, ocorrer antes ou após a floração, poderão ocorrer infecções nas partes tenrras das plantas, porém, a severidade do mofo branco será bastante reduzida", explica Tadashi.
O fungo causador da ferrugem, Phakopsora pachyrhizi, ocasionou até hoje prejuízos de mais de US$ 13,4 bilhões no Brasil. De acordo com a Fundação e Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia), produtores tiveram que aumentar, nesta safra, o número de aplicação de fungicidas. Na safra passada a média foi de duas aplicações. Nesta, teve produtor que fez até quatro aplicações. O clima, com chuva intensa, e atraso no momento de aplicação foram alguns dos motivos para o aumento da incidência da ferrugem na Bahia.
Estas e outras informações serão apresentadas pelos pesquisadores no workshop de soja que acontecerá na próxima terça-feira (16/06) em Luís Eduardo Magalhães /BA. O evento ocorrerá no auditório das Quatro Estações Espaço & Eventos, localizado na rua Juscelino Kubistchek, quadra 02, número 3706, no bairro Chácaras Comerciais Leste. O workshop de soja acontece o dia todo, a partir das 08h.
Julianne Caju
Fundação MT
/ (66) 3439-4100
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura