Avanço de frente fria requer cuidados extras de produtores

Culturas de hortaliças e morangos devem ser as mais atingidas

27.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Jonatas Torresan

Uma nova frente fria está avançando sobre o Brasil nesta semana, com previsão de forte queda das temperaturas. De acordo com o Climatempo, as temperaturas negativas deverão se espalhar pela região Sul e geadas ocorrerão no Sudeste e no Centro-Oeste. O inverno mais rigoroso em 2021 requer alguns cuidados extras dos produtores.

Para Jorge Dietrich, coordenador do Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM Porto Alegre, a chegada da frente fria afeta de maneira diferente as culturas do Centro-Sul do país. “O Brasil é um país de dimensões continentais, portanto a frente fria pode ter impactos diversos mesmo dentro de um mesmo estado. Isso também vale para culturas com níveis diferentes de resistência ao frio”, diz.

Segundo o especialista da ESPM, frutas e hortaliças demandam um cuidado extra, por não serem tão adaptadas ao inverno quanto outras culturas. “A recomendação para as hortaliças é manter os aspersores ligados no dia de geada ou de neve. Já morangos, por exemplo, podem ser cobertos com plástico branco leitoso, utilizando um formato de túnel. Isso ajuda a reduzir possíveis prejuízos”, diz.

Os cereais de inverno -- como trigo, cevada, aveia e centeio -- têm mais resistência ao frio. “Esses cereais estão em fase de semeadura em nosso inverno e o frio pode auxiliar em seu desenvolvimento”, afirma Dietrich.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024