Atendimento pós-venda eleva produtividade em lavouras irrigadas do MT

Para deixar o produtor preparado para qualquer situação, a Valley investe em serviços diferenciados de pós-venda, com visitas presenciais e consultorias técnicas

28.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Breno Cordeiro

A irrigação vai além da simples instalação de equipamentos para a aplicação de água nas lavouras. Como qualquer tecnologia, é preciso saber usar esses equipamentos, e não só - igualmente importante é possuir a visão de adequar a irrigação a cada situação, levando em consideração uma série de fatores e variáveis.

Essas variáveis são diversas. As condições climáticas, a bandeira de cobrança energética, a fase de cultivo de cada lavoura, o movimento do mercado… tudo isso influencia a utilização dos pivôs centrais. Considerando que é o ganha-pão do produtor que está em jogo, percebe-se a importância - e o desafio - que as decisões relativas à irrigação representam nas fazendas.

Pensando nisso, sempre focada no objetivo de auxiliar o produtor rural e facilitar a rotina no campo, a Valley desenvolve um pacote que se estende para lá da oferta dos melhores pivôs do mercado. A empresa oferece um serviço diferenciado de pós-venda, abrangendo a consultoria técnica e todo o acompanhamento personalizado que o produtor precisa para tirar o maior proveito do seu sistema de irrigação.

No Mato Grosso, a região Centro-Norte do Estado é atendida pela Irrigar, revenda local da Valley. Com mais de 20 anos de mercado, a empresa já instalou 270 pivôs na região, somando 35 mil hectares irrigados. Há seis anos, a Irrigar tornou-se representante da marca Valley, sediada em Sorriso e Lucas do Rio Verde.

De acordo com o diretor geral da Irrigar, Alei Fernandes, a irrigação é vista na região como uma forma de compensar a sazonalidade das safras, oferecendo a garantia da produção.

"A sazonalidade da safra agrícola não é ruim apenas para o produtor; ela prejudica também a economia como um todo, criando ciclos de circulação do dinheiro no comércio. A irrigação acaba com essa entressafra econômica e mantém o movimento constante de recursos no mercado, devido à possibilidade da antecipação de safra, a oferta do produto fora de época e, ainda, a possibilidade de uma terceira safra", destaca Alei.

Nesse contexto, os produtores irrigantes enfrentam diversos desafios que representam entraves para a atividade. "A agricultura empresarial em larga escala, as discussões ambientais em âmbito nacional, particularmente, no MT, por fazer parte da Amazônia Legal, o caos no setor energético devido à expansão em todos os segmentos, os custos com trâmites ambientais e com insumos energéticos, que oneram a implantação de novos projetos, as políticas de crédito oscilante e os preços dos commodities são alguns problemas encontrados", descreve o diretor.

Para responder a esses obstáculos e garantir os melhores resultados para o produtor, protegendo as lavouras, a Irrigar disponibiliza mais do que a venda de pivôs -- ela oferece um conceito de solução integrada. "Oferecemos consultoria personalizada para a propriedade e desenvolvemos o melhor projeto de irrigação a ser implantado, prestando todo o suporte, desde a outorga, processos de financiamentos e solicitações de energia, até a venda do equipamento, instalação, assistência técnica, gerenciamento e monitoramento do sistema em funcionamento", conta.

O acompanhamento dos sistemas de irrigação instalados em cada fazenda abrange, entre outras ações, visitas presenciais aos clientes, realizadas pela equipe capacitada da Irrigar.

Os profissionais técnicos da empresa passam por treinamentos constantes, incluindo aqueles obrigatórios segundo as Normas Regulamentadoras (NR), por meio de capacitações oferecidas pela Valley, tanto presenciais quanto a distância, graças ao programa Valley University. A Irrigar possui um quadro de cinco eletrotécnicos e quatro montadores habilitados, além de auxiliares.

Resultados na prática

No município de Vera (MT), o produtor Rodrigo Pozzobom comanda a Fazenda Jaçanã, um dos clientes da Irrigar, no cultivo de soja, milho, feijão, arroz e gergelim. A propriedade já conta com quatro pivôs Valley, em funcionamento há dois anos, e está em processo de instalação de outros dois equipamentos.

Desde o início, a empresa é acompanhada pelos serviços de consultoria técnica da equipe da Irrigar. Para Rodrigo, esse atendimento é tão importante quanto a implantação dos próprios pivôs de irrigação.

"A consultoria nos traz segurança e mais precisão para as nossas tomadas de decisão. O serviço permite organizar as informações relativas ao uso da irrigação em números, e a equipe apresenta esses números dispostos em planilhas. Assim, podemos visualizar de forma clara qual as decisões acertadas, saindo do que é empírico para o que realmente acontece na lavoura", avalia.

A autonomia do produtor é o grande objetivo do atendimento da Valley, e a equipe da Irrigar alcança essa meta depositando toda a informação nas mãos do produtor. Nas palavras de Alei: "Apostamos do conceito 'Turn Key', modelo eficiente que transfere ao produtor rural toda a segurança e agilidade na resolução de todos os gargalos para se tornar um verdadeiro irrigante. Acreditamos que esse diferencial faz uma diferença real nas fazendas dos clientes", observa.

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