Assistente virtual promete trazer mais agilidade ao mercado de grãos

Eva é uma nova ferramenta com inteligência artificial desenvolvida pelo Genesis Group e que fornece via WhatsApp informações precisas e confiáveis sobre classificação de soja e milho ajudando tradings nas tomadas de decisões

22.03.2022 | 14:07 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Segundo o estudo de Projeções do Agronegócio, Brasil 2020/21 a 2030/31, feito pelo Mapa em parceria com a Embrapa e a Universidade de Brasília (UnB), a produção de grãos deverá atingir 333,1 milhões de toneladas nos próximos dez anos. Em relação ao que o país colheu na temporada de 2020/2021, o acréscimo deverá ser de 71 milhões de toneladas, alta de 27,1%, a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. Para ajudar os clientes nessa demanda latente, principalmente quando o assunto é a tomada de decisões mais assertivas na classificação de grãos, o Grupo Genesis está disponibilizando aos seus clientes a Eva, uma assistente virtual dotada de inteligência artificial.

A ferramenta que começou a ser desenvolvida a pouco mais de um ano e vem sendo testada e aperfeiçoada por parceiros e clientes, agora chega ao mercado com o objetivo de gerar informações rápidas, confiáveis e precisas, de forma prática na palma da mão por meio do WhatsApp. De acordo com Janderson Fernandes Barros, coordenador operacional no Grupo, até então para o cliente obter informações de quais locais de embarque, quantos caminhões estão aguardando carregamento de grão, quais já foram classificados ou qual a qualidade dos produtos, era preciso verificar em painéis ou sistemas. O que tornava o processo de tomada de decisões mais lento e burocrático.

Agora com a Eva, em poucos cliques é possível ter em tempo real todos os dados sobre suas cargas. “Atualmente no mercado de classificação de grãos, essa ferramenta representa um grande diferencial, no qual o cliente pode se apoiar para a tomada de decisão rápida e assertiva”, diz Barros.

Ainda por meio da assistente virtual, é possível gerenciar contratos e operações de forma mais ágil, ver as divisões de serviços abertos por região, qual a quantidade de produto que já foi retirado e o quanto ainda há para tirar. “Com a Eva é possível acompanhar o andamento dos caminhões que foram classificados e a qualidade de seus produtos. Além disso, a assistente foi programada para mostrar quais são as fazendas e até a placa do veículo”, ressalta o profissional.

Feita sob medida

Outro importante diferencial da Eva é que ela pode ser programada para mandar as informações de acordo com a preferência do cliente, trazendo muito mais comodidade. “É informação rápida e segura na palma da mão em tempo real”, reforça o coordenador operacional.

Atualmente o serviço está focado em levar informação para o cliente, mas futuramente a ideia é expandir o uso da assistente também para os parceiros, como as transportadoras, que hoje também demandam esse tipo de informação para gerir melhor a sua operação. “O ganho de tempo e a confiabilidade das informações são os grandes ganhos que a Eva disponibiliza, tudo isso de forma prática e intuitiva, em poucos cliques”, finaliza o profissional.

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