Embrapa e prefeitura realizam curso de bananicultura em Machadinho do Oeste/RO
Quem foi ao show da banda Asa de Águia no Parque de Exposições de Salvador, onde acontece até domingo (2) a maior exposição agropecuária do norte e nordeste e uma das cinco maiores do Brasil, a Fenagro, viveu emoções inusitadas. O público, junto com Durval Lélis e seus músicos; com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e com o diretor da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Almir Lins, representando todas as associações de criadores, cantou parabéns pelos 25 anos da banda e da Fenagro. Foi um show à parte.
Para o secretário, foi uma homenagem das mais merecidas. “A Fenagro faz parte da história da agropecuária, e a banda Asa de Águia faz parte da história da música baiana. Portanto, nada melhor do que comemorarmos as bodas de prata dos dois juntos”, afirmou Salles.
A participação da banda e em especial do cantor Durval Lélis, que cedeu gratuitamente o direito das imagens utilizadas nas peças de divulgação da Fenagro, fortalece o vínculo entre o campo e a música e inaugura uma nova parceria, que terá a participação de outros artistas.
Para 2013, a Fenagro vai contar gratuitamente com a imagem de Bel e da banda Chiclete com Banana. Na noite de quarta-feira, durante a realização do leilão Nelore, realizado no Espaço Unique, o secretário Eduardo Salles conversou com o empresário e criador Wilson Marques, irmão de Bel e solicitou que os Marques, que tem forte ligação com a pecuária, criadores que são de bovinos da raça Nelore e referência para o Brasil, cedessem gratuitamente o uso de imagens do cantor e da banda, o que foi prontamente atendido por Wilson. De acordo com Salles, a participação dos artistas demonstra a convivência entre a música e a agropecuária.
No final do show da Asa de Águia, respondendo a jornalistas que o questionaram se o parque de exposições vai ser mesmo transformado num espaço multiuso, o secretário Eduardo Salles afirmou que sim. “É decisão de governo. Estamos trabalhando para transformar o Parque de Exposições de Salvador em um espaço multiuso, que poderá ser chamado de Cidade do Campo e da Música”. De acordo com ele, projeto nesse sentido já está na Secretaria do Planejamento (Seplan), onde o secretário José Sérgio Gabrielli, encaminha as providências para avançar na elaboração do processo de Manifestação de Interesse em Projetos de Parcerias Públicos Privadas.
A transformação do Parque de Exposição em espaço multiuso é consenso entre as partes envolvidas. Para tratar da questão, primeiro aconteceu um encontro entre representantes de todas as associações de criadores, seguindo-se uma reunião com o governador Jaques Wagner e com o secretário da Agricultura, solicitada pelo presidente da Federação da Agricultura da Bahia, Faeb, João Martins, da qual participaram os presidentes das associações de criadores e representantes do segmento da música.
O pensamento é instalar no local sedes para todas as associações de criadores e da música em um “open space”, e um centro administrativo da agropecuária, com instalações da EBDA, Adab, Bahia Pesca e CDA, onde os agropecuaristas poderão acessar serviços num mesmo local, além de áreas para a realização de exposições agropecuárias, e equipamentos modernos para eventos da música e culturais, além de formaturas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura