Lideranças da pecuária participam de audiência na Câmara dos Deputados

26.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

O presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Vilemondes Garcia, e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, estiveram quarta-feira (24), em Brasília (DF), na Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Eles acompanharam, na presença do Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, discussões sobre lei ambiental e problemas relacionados com a pecuária no Pará.

Foram discutidas necessidades na reavaliação da atual lei ambiental, adequando aos anseios de cada região. Outro assunto em pauta foi a recomendação do Ministério Público do Pará (MP) em suspender a aquisição de gado de fazenda localizadas na região amazônica e a consequente ação das grandes redes de supermercados. Deputados da região amazônica cobraram uma posição mais responsável e técnica do MP, afirmando que grande parte dos pecuaristas daquela região construíram seus criatórios baseados na antiga lei, que permitia o desmatamento de 50% da propriedade.

Vilemondes Garcia e José Olavo Borges Mendes também estiveram na Câmara dos Deputados e acompanharam a aprovação do Projeto de Lei 3514/08, que modifica as normas de rastreabilidade dos rebanhos bovino e bubalino no Brasil. As formas hoje utilizadas para identificação do gado continuarão em uso, como marcação a fogo e tatuagens, enquanto as guias exigidas para transporte e venda de animais certificarão o atendimento de normas sanitárias. A proposta segue para ser analisada pelo Senado.

O projeto prevê que sistemas de rastreabilidade adicionais poderão ser instituídos, mas deverão ser de adesão voluntária. Após a aprovação e regulamentação dessas normas, os produtores terão o prazo de dois anos para se adaptarem às exigências de controle das carnes bovina e bubalina.

Fonte: ContatoCom > Comunicação Integrada - [15] 3326-3331

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro