Artigo - Microtomógrafo de raios-X para aplicações agrícolas e biológicas

03.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Tomografia Computadorizada (TC) é uma técnica que permite a visualização de seções transversais (cortes internos) de um objeto de forma não destrutiva. Mais que uma simples chapa radiográfica, a TC divide virtualmente o objeto de estudo em “fatias” nas quais são mapeados parâmetros físicos como a densidade e a porosidade de cada região interna do objeto que são apresentadas na forma de imagens bidimensionais que podem ser compostas de modo a obter objetos virtuais 3D, por meio de algoritmos computacionais.

Há várias décadas a TC tem sido uma grande aliada da medicina na área de diagnósticos por imagens, densitometria de tecidos, etc. Entretanto, tomógrafos para aplicações médicas têm custo elevado e são, em geral, de grande porte.

Nos últimos anos, o avanço da microeletrônica e dos recursos computacionais permitiu a construção de tomógrafos de pequeno porte e menores custos. Por apresentarem alta eficiência e resolução que pode chegar à escala nanométrica, os assim chamados Micro e Nanotomógrafos tornaram-se muito adequado para utilização em pesquisa.

A Embrapa Instrumentação Agropecuária que já possui tradição na construção e utilização da TC de Raios X e Raios Gama em pesquisas, adquiriu recentemente um Microtomógrafo de Raios X de última geração com resolução espacial que pode chegar a 0,8 µm. O equipamento foi financiado pela FINEP num projeto multiusuário do qual participam parceiros como USP, UNICAMP, UNESP, IAC e outras Unidades da Embrapa. É utilizado para a caracterização de materiais de interesse agrícola e biológico, em estudos nas seguintes áreas: Ciência do solo (medida da porosidade, densidade, raízes, macrofauna, matéria orgânica, resíduos e outros); Tecnologia de madeira (medida de anéis de crescimento, defeitos internos, anatomia); Ciência dos materiais (fibras, compósitos, filtros, filmes); Veterinária e biociências (ossos, tecidos, ação de fármacos); Tecnologia de sementes (controle de qualidade, classificação); Pós-colheita (estrutura de frutos duros, processamento).

e

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025