Artigo: Complementariedade do público e privado na transferência de tecnologia

22.10.2012 | 21:59 (UTC -3)

A Aliança da Terra é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2004, formada por produtores rurais, pesquisadores e empresários do agronegócio, comprometidos com a união do setor e com a criação e o fortalecimento de alianças que viabilizem o conceito “Produzindo Certo”. A missão é criar uma mobilização popular, originada de produtores rurais e adotada em todo o país, que irá promover a governança na fronteira agrícola brasileira e fornecer um caminho de desenvolvimento alternativo, equilibrando a dignidade humana, a produção de alimentos e a conservação do meio ambiente. Por outro lado, A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Analisando essas duas missões, configura-se uma convergência de objetivos. Diante dessa constatação, a Embrapa Arroz e Feijão tomou a iniciativa de conhecer o trabalho da Aliança da Terra, por meio de uma reunião, que contou ainda com a presença de representante da Cooperativa Biobrasil, esta foi fundada em 2011 e é resultado da união de produtores rurais membros do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) desenvolvido pela Aliança da Terra.

A reunião ocorreu na sede da Aliança da Terra em Goiânia-GO. Após a apresentação da OSCIP e da Cooperativa confirmou-se a possibilidade de que uma parceria entre essas instituições agregaria novas e importantes contribuições para os projetos que desenvolvem, visto que há uma complementariedade das missões institucionais, na qual a Embrapa oferece boas práticas para a ecoeficiência agropecuária e a Aliança da Terra oferece procedimentos sistemáticos nas questões sócio ambientais.

Como próximos passos, ficaram acertadas as seguintes tarefas: (1) A realização de um encontro, em Brasília, com produtores de feijão associados à Biobrasil; (2) Uma reunião de trabalho com técnicos da Aliança da Terra e da Embrapa para apresentação das bases teóricas e dos conceitos utilizados com alguns resultados obtidos em projeto que visa à sustentabilidade da orizicultura matogrossense e posterior avaliação da viabilidade de parceria no projeto; (3) Proposta de uma reunião com o coordenador da Produção Integrada (PI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a apresentação dos protocolos de atuação, haja vista haver bastante aderência nos objetivos da Produção Integrada do MAPA com o CCS da Aliança da Terra.

Além disso, a atuação da Aliança da Terra e Biobrasil abrange vários produtos e atividades agrícolas em distintas paisagens, que possibilita dialogar em uma iniciativa conjunta com os diversos centros de pesquisa da Embrapa.

A reunião foi positiva e renova a certeza de que é possível produzir de alimentos, fibras e bioenergia em uma paisagem segura, protegida, onde os serviços ambientais são valorizados.

Divulgação

Assessor da Chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão

Chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025