Cirurgia de Mendes Ribeiro transcorre bem, diz hospital
A Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat), no Rio Grande do Sul, está comercializando arroz orgânico em embalagens à vácuo. A primeira entrega foi realizada na semana passada para a Conab, pelo programa de formação de estoques.
As vantagens são muitas. De acordo com Fabio Lopes, da Coopat, a durabilidade do produto é maior – chega a três anos. Ele lembra, que em dezembro, por exemplo, o clima quente prejudica muitas vezes o armazenamento do produto para merenda escolar nos municípios, favorecendo o aparecimento de carunchos e outras pragas. “Com a embalagem à vácuo, o comprador ganha mais durabilidade e o produtor evita reposição”, afirma. Além disto, a mão-de-obra envolvida aumentou na cooperativa: hoje são dois turnos com dez trabalhadores, quatro vezes mais que o necessário para a embalagem comum.
O maquinário foi obtido em parceria com a Heifer Internacional, e a embalagem desenvolvida com apoio do programa Terra Sol do Incra. Dois equipamentos estão em operação no assentamento Lagoa do Junco, em Tapes (RS), e mais um na Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), em Nova Santa Rita (RS). A produção nesta embalagem pode chegar a 25 toneladas ao dia.
As prefeituras de Guarulhos (SP) e São Bernardo do Campo (SP), que já adquirem arroz da Coopat, começam a receber o novo produto já neste mês. Por enquanto, as embalagens são de 1 kg, mas a de 5kg já está sendo desenvolvida. No ano que vem, as entregas para merenda escolar já devem ser supridas com este tamanho.
A Coopat aceita encomendas através do telefone (51) 9994 6162 e do e-mail
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura