Diferenciais da soja INTACTA RR2 PRO serão apresentados na Expodireto Cotrijal 2012
A Archer Consulting - empresa especializada em gestão de riscos para o agronegócio - acaba de divulgar suas novas estimativas sobre a produção de cana-de-açúcar na principal região produtora do país, o Centro-Sul.
De acordo com seus estudos, a produção da safra 2012/2013 deverá ser de 521 milhões de toneladas, divididos em 32,56 milhões de toneladas de açúcar e 22,29 bilhões de litros de etanol (anidro e hidratado).
O custo da produção do etanol anidro e hidratado é de R$ 1,1889 e 1,1414 por litro na usina, respectivamente. Comparando com o fechamento da BM&FBovespa, o álcool hidratado apresenta uma rentabilidade média de 1,55% em relação ao custo de produção para o segundo trimestre de vencimento de 2012.
A questão do etanol, segundo Arnaldo Corrêa, gestor de riscos e diretor da Archer Consulting, continua a esbarrar no fato do Brasil não ter um mercado livre de combustíveis, uma vez que os preços do etanol devem ser equiparados ao da gasolina e o preço da gasolina é determinado pelo governo.
Mas alguns sinais já começam a piscar. Nessa semana, a nova presidente da estatal brasileira do petróleo comentou que o preço da gasolina deveria passar por um reajuste. No entanto, o ministro das Minas e Energia rebate essa posição e declara que o governo não tem intenções de elevar os preços dos combustíveis.
"Se o receio do governo for a inflação, vale registrar que de acordo com as estimativas da MB Associados, um aumento de 15% na gasolina impactaria a inflação em apenas 0,6 pontos percentuais. Mas em contrapartida, poderia ser o início da liberação do mercado de combustíveis internamente, afinal esse é o principal entrave para que o etanol se torne, de fato, uma commodity", conclui Arnaldo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura