Aprovado pela Anvisa o penflufeno técnico

A companhia alemã também pediu o registro de fungicida com nome comercial Evergol Max

17.04.2023 | 15:43 (UTC -3)
Cultivar

O fungicida penflufeno (penflufen) técnico teve avaliação toxicológica aprovada pela Anvisa. O pedido foi da Bayer. A companhia alemã também pediu o registro de fungicida com nome comercial Evergol Max para uso em culturas de soja e milho. Esse produto possui como princípio ativo mistura de penflufeno e trifloxistrobina.

Penflufeno é um fungicida alquilamida pertencente à subclasse pirazol-carboxamida. É móvel no xilema e tem propriedades sistêmicas que afetam pragas alvo pela inibição da succinato desidrogenase (SDH), enzima chave na respiração e produção de energia fúngica. Inibidores de SDH são atualmente classificados no grupo 7 pelo Comitê de Ação de Resistência a Fungicidas (Grupo FRAC 7).

A marca comercial Evergol, no Brasil, está registrada em nome da Bayer ("Bayer Intellectual Property GMBH") desde 2004.

A Bayer havia pedido o registro de penflufen técnico em 2010. Mas desistiu do daquele pedido em 2017. E voltou a pedir em 2022.

Ainda faltam as avaliações do Ibama e do Ministério da Agricultura para a liberação comercial do produto.

ATUALIZAÇÃO em 02-10-2023

Por meio da Resolução-RE 3.689/2023, da gerência-geral de toxicologia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a avaliação toxicológica para fins de registro do produto Emesto Prime, da Bayer. Ele foi classificado na categoria 5 (improvável de causar dano agudo).

O Emesto Prime tem como princípio ativo (ingrediente ativo) o penflufeno (penflufen). Seu pedido de registro foi para aplicação das culturas de: alfafa, algodão, aracacha, arroz, aveia, azevém, batata, batata doce, beterraba, canola, centeio, cevada, chuchu, ervilha, feijão, girassol, grão de bico, inhame, linhaça, mandioca, milho, mostarda, prímula, soja, sorgo, tremoço, triticale e trigo.

A marca comercial Emesto, no Brasil, está registrada em nome da Bayer ("Bayer Intellectual Property GMBH") desde 2013.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro