Aprosoja-MT realiza worshop para tirar dúvidas sobre o “Mapa do CAR”

Evento reuniu vários parceiros e a Sema-MT, nesta quinta-feira (07/07), na sede da entidade em Cuiabá para alinhar informações sobre o uso da ferramenta

07.07.2022 | 17:11 (UTC -3)
Aprosoja Mato Grosso

Com objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o uso da ferramenta “Mapa do CAR”, que analisa os processos do cadastro ambiental rural, produtores rurais de todo estado participaram, nesta quinta-feira (07.07), de um workshop de treinamento realizado na sede da Associação dos produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

“Reunimos produtores e parceiros para dar mais clareza e resolver os entraves referentes à ferramenta. Tivemos a oportunidade de alinhar os procedimentos para que os produtores possam fazer tudo de forma correta e com isso atingir maior resolutividade”, destacou Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT.

O sistema “Mapa do CAR” foi criado em 2021, resultado de parceria entre Instituto Ação Verde, Aprosoja-MT, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac). A ferramenta proporciona eficiência e segurança na regularização ambiental da propriedade rural.

No evento, a secretária-adjunta estadual de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto Copetti, explicou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) possui metas para ampliar o quantitativo de cadastro no sistema “Mapa do CAR” e que a participação do produtor nesse tipo de workshop é fundamental.

“A nossa missão é justamente esclarecer dúvidas e trabalhar de forma transparente e muito próxima do produtor. Este encontro foi muito importante para que todas as informações chegassem lá na ponta e de forma correta, só assim vamos conseguir fortalecer o nosso trabalho”, acrescentou a secretária-adjunta da Sema-MT.  

O sistema “Mapa CAR” oferece uma extensa base de dados geográficos, com imagens de diversos satélites, bases mundiais, estaduais e federais, cartas topográficas, RadamBrasil Vegetação, base geográfica e também o Mapa dos Biomas, Mapa Político Administrativo e Rodoviário, dentre outras informações relevantes.

Para o 2º diretor Administrativo e coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Zilto Donadello, o encontro presencial atingiu o objetivo que era reunir produtores, engenheiros e demais profissionais que trabalham junto com o produtor no abastecimento de dados na base do “Mapa CAR”.

“Foi um momento para tirar as principais dúvidas e aprender o melhor o funcionamento com um passo a passo do sistema. O Cadastro Ambiental Rural impacta diretamente o produtor rural na habilitação de crédito e na comercialização, portanto, é necessário conhecimento total do seu funcionamento”, frisou Donadello.

O produtor e presidente do Sindicato Rural de Cláudia (620 km ao norte de Cuiabá), Sergio Dalmaso, disse que o evento promovido pela Aprosoja-MT foi importante para fazer muitos esclarecimentos. “Todas essas informações serão úteis aos produtores que hoje têm dificuldades para operar o sistema”.

Canal de suporte 

O sistema “Mapa do CAR” pode ser acessado pelo site https://www.mapadocar.com.br/ que contém todas as informações escritas e vídeos explicativos. Para tirar dúvidas, foi disponibilizado um canal de conversas pelo WhatsApp (65) 99332-3756 ou acessando aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024