Preço do boi e consumo pressionam margens dos frigoríficos
A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagens (Frenlog) foi lançada terça-feira (16/06) para discutir a questão da logística na agricultura do país. Segundo o presidente, o deputado Homero Pereira (PR-MT), é preciso revolucionar a logística brasileira.
Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostram que a perda do produtor na logística chega a R$ 6 bilhões ao ano. De acordo com a entidade, 2,6 milhões de toneladas de alimentos são perdidas no processo de escoamento, principalmente no transporte da propriedade rural aos portos.
A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) informa que para cada 100 sacas de soja comercializadas, 38 são para pagar o frete. No caso do milho o quadro é pior, subindo para 50 sacas.
Pereira considera que o estado de Mato Grosso é o que mais sofre com o problema de logística, por ser um dos maiores produtores do país e estar mais longe dos portos. Ele classifica a logística nacional para o escoamento da produção como lamentável.
"São rodovias precárias, portos à beira de um colapso, ferrovia no limite de sua capacidade. Já o modal mais competitivo do ponto de vista econômico e ambiental, a hidrovia, é o menos utilizado. Temos que alterar esse quadro, que já esgotou a capacidade de crescimento do Brasil", afirmou Pereira.
O presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Sinop e Sorriso, Antônio Galvan e Elso Pozzobon, o vice-presidente Norte Neri Geller, o diretor executivo da associação, Marcelo Duarte Monteiro, e o coordenador da Comissão de Gestão de Produção da entidade, Naildo Lopes participaram da solenidade de lançamento.
Movimento Pró-logística
Em julho ocorrerá o Movimento Pró-Logística que está sendo organizado pela Aprosoja/MT. O evento irá focar a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística, como é o caso da criação e recuperação das estradas que liguam a região central do país ao litoral, a necessidade de desobstrução de portos, construção de ferrovias e hidrovias e de melhoria no setor de armazenamento. Lideranças do setor produtivo e representantes do governo federal deverão participar do movimento.
Fonte: Ascom Aprosoja/MT (
) com informações assessoria de imprensa deputado Homero Pereira
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura