APROBIO recebe reconhecimento do MAPA por ser uma das associações com mais empresas premiadas com o Selo Mais Integridade 2021/2022

As associadas BSBIOS e 3tentos receberam o Selo oferecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que destaca as empresas com boas práticas com enfoque em responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética

23.02.2022 | 14:36 (UTC -3)
Andrezza Queiroga
Da esquerda para direita: Marcia Bisol Pagliarini, Gerente de Sustentabilidade; Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO; Carine Bastos Almeida Oro, Gerente Corporativo de Jurídico e Compliance da BSBIO; Erasmo Carlos Battistella, CEO da BSBIOS  
Da esquerda para direita: Marcia Bisol Pagliarini, Gerente de Sustentabilidade; Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO; Carine Bastos Almeida Oro, Gerente Corporativo de Jurídico e Compliance da BSBIO; Erasmo Carlos Battistella, CEO da BSBIOS  

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entregou para a APROBIO, nesta quarta-feira (23/02), um reconhecimento por ser uma das associações com mais empresas associadas que receberam o Selo Mais Integridade 2021/2022, que as destaca as boas práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética. As associadas 3tentos, representada por Marcia Bisol Pagliarini, Gerente de Sustentabilidade, e BSBIOS, representada pelo CEO da empresa, Erasmo Carlos Battistella, e por Carine Bastos Almeida Oro, Gerente Corporativo de Jurídico e Compliance, receberam o Selo em cerimônia no auditório da Apex-Brasil, em Brasília.

“Que este reconhecimento seja a mola propulsora da integridade no país seguindo o exemplo de como o setor agronegócio tem conduzido essa pauta”, destacou a Ministra Tereza Cristina. “O sucesso do agro é um esforço conjunto, público-privado, para que os nossos produtos possam ter sanidade, integridade, responsabilidade e tecnologia. Todas as empresas estão de parabéns pelo esforço em manter íntegro seu propósito de boa governança com ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental dentro do modelo de ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança, em português)”, completou.

“Quando falamos de integridade devemos falar de racionalidade, para poder aliar segurança jurídica e não travar a administração pública ou privada. Um programa desses altera, com o tempo, a mentalidade das organizações, por meio de uma cultura de integridade. E, aqui estamos vendo o resultado desse trabalho sendo premiado,” destacou o Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário.

“Para nós da APROBIO é motivo de muita satisfação ter duas empresas entre as associadas reconhecidas com o Selo Mais Integridade 2021/2022”, destacou Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da Associação. “É mais uma demonstração da força e dos compromissos do setor de biodiesel para oferecer à sociedade um produto de qualidade, dentro dos parâmetros mais exigentes de responsabilidade social, ética e sustentabilidade”.

Associadas APROBIO

Segundo o CEO da 3tentosa, Luís Dumoncel, o reconhecimento é resultado de um trabalho realizado em conjunto rumo à sustentabilidade. “Acreditamos fortemente no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro, com a preservação do meio ambiente e, no ano passado, fizemos nossa estreia no Novo Mercado da B3, que reúne as empresas com o mais alto padrão de governança corporativa. Gostaríamos de compartilhar este prêmio com os produtores rurais, que são nossos clientes e confiam no nosso trabalho; com os nossos fornecedores, com os quais mantemos uma relação comercial ética e duradoura; com os nossos colaboradores, com os quais desenvolvemos laços de confiança e cooperação; e com nossos investidores, que acreditam no nosso potencial de crescimento e na forma ética com que realizamos nossos negócios”.

“Buscamos sempre promover um relacionamento íntegro e ético, não somente dentro da nossa Companhia, mas com os nossos clientes, parceiros e comunidade em geral. O Programa de Compliance da BSBIOS existe desde 2018 e ficamos muito felizes com o recebimento deste Selo, que tem uma representatividade muito importante, mostrando que trabalhamos com seriedade e transparência”, destacou Battistella.

Entre os benefícios que podem ser alcançados pelas premiadas estão: ganho de imagem e publicidade positiva junto aos cidadãos e concorrência direta com o uso da marca nas embalagens dos produtos, outdoors e mídias; reconhecimento de possíveis parceiros internacionais; aumento motivacional da equipe e prestadores de serviços; melhor classificação de risco em operações de crédito junto a instituições financeiras oficiais; e maior engajamento com outras corporações nacionais que se relacionam com o mercado internacional e precisam comprovar a prática de ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português) por stakeholders.

Selo Mais Integridade

Esta é a quarta edição do prêmio Selo Mais Integridade e o MAPA é o pioneiro entre os ministérios do governo federal na implementação de um selo setorial alinhado ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), da CGU. O Selo foi criado em 2017, firmando o Pacto pela Integridade, que prevê a implementação de políticas internas, procedimentos e regras de compliance, visando a anticorrupção.

Para a obtenção do Selo, é preciso a comprovação de possuir um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncias efetivos, além de ações voltadas para a responsabilidade social e ambiental, promovendo treinamentos que busquem a melhoria da cultura organizacional.

Nesta edição, 17 organizações foram agraciadas, sendo que nove receberam a premiação pela primeira vez, representada pelo Selo Verde, e oito alcançaram a renovação do certificado, representada pelo Selo Amarelo. Durante a cerimônia, também foram reconhecidas as duas “Melhores Boas Práticas” nas categorias “Sustentabilidade Ambiental” e “Responsabilidade Social”. Na oportunidade, a ministra Tereza Cristina assinou as portarias que aprovam o Manual de Marcas do Selo Mais Integridade e o regulamento da próxima edição do Selo Mais Integridade 2022/2023.

Além da ministra Tereza Cristina e do ministro Wagner Rosário, participaram do evento o secretário-executivo do MAPA, Marcos Montes; o secretário adjunto de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund; o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Cláudio Torquato; a coordenadora-geral de Integridade, Ana Carolina Mazzer; o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana; a coordenadora anticorrupção do Pacto Global da ONU, Jaqueline Oliveira; a gerente da Rede Brasil da Alliance for Integrity, Beatriz Sannuti; e a gerente executiva do Instituto Ethos, Marina Ferro.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024