Aplicativo gratuito ajudará o produtor a acompanhar todo o ciclo de plantio da canola

Aplicativo Mais Canola visa facilitar a gestão de dados de todo o ciclo de produção da oleaginosa, do plantio à colheita

24.05.2022 | 14:45 (UTC -3)
Embrapa
Aplicativo Mais Canola visa facilitar a gestão de dados de todo o ciclo de produção da oleaginosa, do plantio à colheita. - Foto: Divulgação Embrapa
Aplicativo Mais Canola visa facilitar a gestão de dados de todo o ciclo de produção da oleaginosa, do plantio à colheita. - Foto: Divulgação Embrapa

A Embrapa Agroenergia (DF) lançou uma nova ferramenta para auxiliar os produtores de canola do Brasil do início ao fim da colheita. O aplicativo Mais Canola visa facilitar a gestão de dados de todo o ciclo de produção da oleaginosa, do plantio à colheita, levando para o produtor informações técnicas essenciais que poderão auxiliar no preparo da área, semeadura e monitoramento da planta. O responsável pelo plantio também poderá inserir dados sobre etapas do cultivo e sobre a colheita, o que vai possibilitar o aprimoramento do aplicativo, que está disponível gratuitamente, em versão beta, para dispositivos de sistema Android. Em breve, será disponibilizado também em para iOS.  

Soluções apresentadas pelo aplicativo

Entre as principais funcionalidades do aplicativo está a possibilidade de conhecer dados sobre a produção no Brasil e no mundo, além do acesso ao Zoneamento de Risco Climático da canola (Zarc) para dez estados brasileiros. Todas as informações vêm acompanhadas por fotografias das diversas fases do plantio e pós-plantio e infográficos com informações atualizadas de órgãos como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O aplicativo traz também informações sobre as principais cultivares disponíveis no mercado, e uma lista de herbicidas, inseticidas e fungicidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para as principais plantas daninhas, pragas e doenças que afetam a cultura.

“Inserimos no aplicativo uma calculadora que mostra com precisão qual a quantidade de sementes ideal para a área desejada de plantio. A etapa da semeadura é crucial para o sucesso do plantio. Se o produtor faz os cálculos corretamente e o plantio no período ideal indicado pelo ZARC, as chances de sucesso na hora da colheita são altas”, explica o pesquisador Bruno Laviola.

Do outro lado da telinha, o usuário poderá cadastrar a sua fazenda, inserir os dados sobre a cultivar plantada e acompanhar todas as fases do plantio. Com esses dados, será possível gerar relatórios e gráficos sobre as safras e as produtividades alcançadas pelas cultivares ao longo dos anos.

O aplicativo auxilia o produtor no manejo. Após o cadastramento de uma área, o Mais Canola envia notificações aos usuários nas épocas dos tratos culturais, como a adubação de cobertura e o monitoramento de determinadas pragas e doenças.

Entre outras funcionalidades, o produtor terá acesso a informações sobre cursos e eventos, publicações da Embrapa, notícias, vídeos e podcasts sobre o assunto. No aplicativo também é possível esclarecer todas as dúvidas dos usuários com os pesquisadores da Embrapa por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Gestão por aplicativo: uma tendência no agro

A Embrapa disponibiliza para a sociedade diferentes aplicativos gratuitos, para diferentes setores do agro. Entre os lançados recentemente, estão o SGR Mobile, para a gestão e melhoramento genético de rebanhos de caprinos e ovinos (Embrapa Caprinos e Ovinos – CE), e o Zarc Plantio Certo (para iOS e Android), que oferece uma lista com dez cultivares consideradas aptas a cada localidade, cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC), elaborado pela Embrapa Agricultura Digital (SP).

Alguns desses aplicativos têm a vantagem de não necessitarem de conexão com a internet para o registro de informações, o que facilita a vida do produtor rural. Em comum, a ideia de retroalimentação, ou seja, a inserção de dados por produtores rurais, técnicos e outros interessados que atuam no campo para que a Embrapa conheça melhor este público-alvo.

Outra vantagem da gestão por aplicativo é a substituição de fichas e planilhas em papel e substituição pelos registros virtuais e compartilhados. Alguns aplicativos também possuem versões em outras línguas, como inglês e espanhol, o que facilita e permite o acesso a usuários de outros países, e integração com bases de dados internacionais.

Conheça a lista de aplicativos ofertados pela Embrapa nesta página.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024