Nova cultivar de feijão preto BRS Intrépido é destaque na Expoagro Afubra
A cultivar vai disponibilizar dados de cultivo e produção, além de área demonstrativa da cultura
Durante a 17ª edição da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, entre 21 e 23 de março, a Guarany – empresa 100% brasileira e fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas, apresentará a sua linha de pulverizadores costais e acessórios para otimizar e melhorar o aproveitamento na aplicação de insumos.
Um dos destaques da empresa para a feira será o Aplicador Costal de Granulados, que em 2015, a empresa Guarany ganhou o prêmio Afubra de Inovação em Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar na categoria empresa. Este equipamento apresentou vantagens para a lavoura e conforto para quem o utiliza. “Com isso, podemos oferecer o que há de mais inovador e seguro, pois ajuda o agricultor a obter o melhor resultado possível nos processos agrícolas” afirma Flávia Clementi, Gerente de Marketing da Guarany.
Um exemplo de utilização deste equipamento é Juliano Junkherr, agricultor que possui dois hectares e meio de lavoura de fumo na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Sua família tem tradição neste tipo de cultura há mais de 40 anos e é com precisão que pode afirmar que desde a aquisição dos Aplicadores Costal de Granulados atingiu 60% de economia na aplicação de fertilizantes. “Antes cada funcionário colocava o adubo sem precisão e com o método “a lanço”, o que desperdiçava o fertilizante, aumentando assim o consumo e consequentemente o custo da produção” diz ele.
“As perdas na lavoura giravam em torno de 25%. Com os equipamentos da Guarany, o padrão da lavoura melhorou muito. Além disso, conseguimos aumentar as vendas em 20% e aumentar entre 25% a 30% o volume da produção. Antes produzíamos 3,2 kg de fumo por hectare”, explica.
Há 20 anos trabalhando na lavoura da família, Junkherr comenta que uma das principais dificuldades deste tipo de lavoura é a mão de obra, além da volatilidade do preço do tabaco e o alto custo da produção, uma vez que o preço dos defensivos vem aumentando e o produto final não acompanha todas as despesas.
Um outro equipamento destaque da empresa na Afubra é o Dosador Universal de Líquidos. Desenvolvido para situações que exijam alta precisão na dosagem de defensivos em geral, permitindo obter facilmente a quantidade entre 02 a 25 ml, por acionamento. Este pode ser utilizado com a maioria dos produtos químicos líquidos e é ideal para a formação de mudas em estufas, nas culturas de tabaco e café.
“O Dosador Universal de Líquidos, fez com que aumentasse em 40% a eficiência na aplicação química na lavoura. O que antes levávamos dez horas, agora conseguimos concluir em seis”, comemora Juliano quando lembra que a mão de obra é terceirizada e paga por hora trabalhada.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura