Anvisa aprova avaliação toxicológica do fungicida Pyriofenone
O produto possui eficácia contra fungos da ordem Erysiphales; imagina-se que seu alvo no mercado seja o combate ao oídio
20.03.2023 | 09:31 (UTC -3)
Cultivar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a avaliação toxicológica do fungicida Pyriofenone técnico. O processo de registro segue agora nos demais órgãos (Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura). O produto foi desenvolvido pela Sangyo Kaisha Biosciences (ISK) e é comercializado em outros países sob as marcas Property, Prolivo, Kusabi e Uncicut.
Pyriofenone é um fungicida seletivo para combater, principalmente, o oídio em videiras. Todavia, há relatos científicos apontando que possui alta eficácia contra fungos fitopatogênicos da ordem Erysiphales, o que pode aumentar seu uso para diversas culturas.
O produto, pertencente à família química chamada benzilpiridina, age interrompendo a função da actina (código FRAC 50), inibindo o desenvolvimento da doença em todas as etapas do processo de infecção.
O Pyriofenone apresenta excelentes resultados em termos de resistência à chuva e atividade residual, além de possuir ação de vapor e movimento translaminar, características que aumentam sua eficiência no controle do oídio.
Estudos realizados com o Pyriofenone demonstram que a substância ativa, quando aplicada preventivamente, inibe a formação de apressórios e a subsequente penetração das hifas nas células da planta. Já quando aplicada na presença da doença, impede a formação de hifas secundárias, micélio e esporos, reduzindo assim as infecções secundárias.
O modo de ação do Pyriofenone consiste na indução de "má-localização" da actina a partir do ápice da hifa, resultando em transporte apical interrompido, inchaço induzido, colapso e ramificação anormal das pontas das hifas.
A substância é comercializada sob mais de um nome comercial. Dentre eles, Kusabi e Property.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura