Monitoramento e informação são fundamentais para controle da mosca branca
Rodada técnica da Aprosoja verifica infestação da praga em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (MT)
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) elegeu 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas para demonstrar a importância que esses alimentos nutritivos têm para a segurança alimentar global. Para contextualizar a produção de leguminosas no Brasil, a Embrapa Hortaliças realiza, em Brasília/DF, nos dias 18 e 19 de agosto, o 1º Seminário sobre Hortaliças Leguminosas, também conhecidas por “pulses", que contempla as seguintes culturas: ervilha, feijão-vagem, grão-de-bico e lentilha.
A abertura do evento será realizada pelo boliviano Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, que vai explicar a escolha do Ano Internacional. Na sequência, a programação segue com palestras sobre pesquisa e melhoramento genético de hortaliças leguminosas e com mesas-redondas sobre a experiência de produtores de Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, e sobre o mercado de hortaliças, com a presença da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulse (Ibrafe).
No evento, também estão agendados dois lançamentos: a publicação “Hortaliças leguminosas", um livro que reúne informações sobre o cultivo e o uso dessas espécies; e a série de selos dos Correios sobre as leguminosas, uma edição especial em comemoração ao Ano Internacional da FAO. No dia 19, a parte prática fica por conta de uma visita técnica a campos de produção de ervilha e grão-de-bico em Cristalina, GO, e a indústrias do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD/DF).
Produção e consumo de leguminosas no Brasil
A proposta do evento é criar uma oportunidade para incentivar o desenvolvimento de parcerias ao longo de toda a cadeia produtora para fomentar produção de hortaliças leguminosas no país que, hoje, é dependente de importações.
“À exceção do feijão-vagem, o consumo interno é suprido por importações, lastreadas pelo pouco interesse dos importadores em estimular a produção nacional, e a inexistência de uma tradição de cultivo por parte dos agricultores", pondera o pesquisador Warley Nascimento, da Embrapa Hortaliças.
Nos últimos anos, a pesquisa dedicou-se a desenvolver novas tecnologias para produção e também cultivares promissoras para as condições tropicais, especialmente para o Centro-Oeste. Em áreas com altitudes acima de 800 metros e, em plantios realizados de abril a maio, o cultivo de hortaliças leguminosas têm apresentado bons resultados – nessa época do ano, o plantio coincide com a baixa umidade, o que reduz a incidência de doenças.
Na década de 80, a região do Distrito Federal e entorno, por exemplo, chegou a produzir milhares de hectares com o cultivo de ervilha, uma situação que tem possibilidade de se repetir em um futuro próximo. A região tem fatores positivos para isso: sistema de irrigação por pivô central, topografia plana e boa para mecanização e clima favorável ao cultivo.
1º Seminário sobre Hortaliças Leguminosas
Data: 18 e 19 de agosto de 2016
Local: Embrapa Hortaliças
Programação e inscrição: www.embrapa.br/hortalicas/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura