Dia de Campo sobre o controle de Carrapato será quarta-feira
A raça Aberdeen Angus participa com 30 animais da prova de avaliação de tourinhos em confinamento, que ocorre em Sertãozinho (SP), em uma realização da CRV Lagoa. São 30 tourinhos Angus de nove produtores do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais que participam desta 4ª edição do Centro de Performance (CP) CRV Lagoa, no Confinamento Savegnago.
A pesagem inicial dos animais ocorreu em 08 de junho, após o período de adaptação. Conforme descreve o coordenador do CP, Ricardo Abreu, “essa pesagem após os 42 dias de adaptação é o pontapé inicial da prova, pois até o final de setembro avaliaremos os animais em 12 características.”
Serão avaliados: peso, ganho médio diário, circunferência escrotal (CE), conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. Ainda de acordo com os realizadores, no início de agosto será realizada a pesagem intermediária e a primeira mensuração de circunferência escrotal.
Já na última semana de setembro será realizada a pesagem final, a segunda medida de CE e a avaliação de todas as outras características. Após, os animais serão comercializados pela central de inseminação artificial.
O evento, que tem apoio da Associação Brasileira de Angus (ABA), tem o intuito de selecionar animais Angus adaptados ao Brasil Central. Conforme o sub gerente da ABA, no Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, “a prova objetiva selecionar touros Angus adaptados no Centro-Oeste e Sudeste, com desempenho superior em sistemas de confinamento, além de características de qualidade de carcaça, da raça”. O teste, conta, no total, com 430 animais de oito raças de Corte, entre zebuínas e taurinas, de 130 criadores do país.
Assessoria de Imprensa
Associação Brasileira de Angus
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura