Andef participa do II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária

12.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Comunicação Andef

Diversas autoridades e entidades do setor agropecuário, entre elas a Andef - Associação Nacional de Defesa Vegetal, participaram nesta terça-feira (11), do II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária. Apresentado pelo governador Geraldo Alckmin, um dos destaques do evento foi o lançamento da e-GTA - Guia de Trânsito Animal Eletrônica, beneficiando milhares de criadores paulistas que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet.

A ação faz parte do sistema informatizado Gedave - Gestão de Defesa Animal e Vegetal - desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. 'O produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária apenas para fazer o cadastro de usuário e senha, com a qual poderá, posteriormente, acessar as informações pela internet, com muito mais comodidade, facilidade e rapidez', afirmou a secretária Mônika Bergamaschi. Ainda segundo a SAA, a novidade trará também maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de Defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista.

O volume anual de guias emitidas no Estado chega a 1,4 milhão. A guia eletrônica é fruto de um trabalho de informatização e investimento do Governo do Estado e da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). 'É um grande ganho. O produtor rural tinha que ir até a Casa de Agricultura, às vezes em outra cidade, para tirar uma guia de transporte. Agora, vai fazer tudo pela internet, pode emitir a guia da sua casa, não perde tempo e não gasta dinheiro', afirmou o governador.

Além do lançamento, o evento também foi marcado pela entrega de 165 veículos e anúncio da reforma da sede da CDA, além da construção de EDAs em Araçatuba, Assis, Jaboticabal e Guaratinguetá. Os participantes também conheceram a contribuição dos grupos de Defesa Sanitária Animal e de Defesa Sanitária Vegetal nos 120 anos da SAA, além das perspectivas para avicultura e citricultura. Também como parte da solenidade, a Andef apresentou as perspectivas para o setor de defensivos agrícolas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025