ANDEF e UFES lançam programa Agro+ para pequenos produtores

20.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Tatiana Freitas

A ANDEF em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de São Mateus, lança o Programa Agro+: Por uma agricultura mais sustentável. O objetivo do projeto é profissionalizar o produtor rural nos aspectos sociais, ambientais e de boas práticas agrícolas. “Desenvolvemos o produtor e, consequentemente, o agronegócio. O trabalhador consciente produz mais, melhor, com sustentabilidade e segurança. Com isso, podemos conquistar mercados mais exigentes”, afirma José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF.

Segundo Marcelo Barreto da Silva, professor de fitopatologia, é preciso levar o agricultor a pensar na sustentabilidade do sistema produtivo adotado no campo. “Entendemos que a sustentabilidade depende de aspectos relacionados à fitossanidade, ao cuidado do solo, da água e do meio ambiente, bem como aos aspectos de qualidade da mão-de-obra e da gestão financeira da propriedade”.

Para dar andamento ao projeto, que teve início em 2011 no município de Jaguaré/ES, será feito um levantamento de informações para, na sequência, iniciar a avaliação dos dados, seguido das capacitações. O critério para escolha dos locais e produtores a serem capacitados, foi determinado pelo resultado das analises de resíduos em programas do governo de estado do Espírito Santo. O projeto também consiste na capacitação para técnicos da região e filhos dos agricultores.

“Queremos levar este programa para os agricultores de todo o Brasil. Hoje estamos mais focados no norte do Espírito Santo – já que é uma área forte da nossa agricultura, diversificada e predominante de pequenos e médios produtores”, destaca Marinho.

As próximas ações estão previstas nos municípios da região: São Mateus, Linhares, Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, Vila Pavão e Governador Lindenberg.

Mais informações em

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025