Artigo - A importância do controle de qualidade de sementes
A fumicultura é a base da economia agrícola no norte Catarinense, mas a partir da produção da amora-preta a fruticultura começa a despontar como alternativa para a região. Entre os dias 4 e 6 de dezembro agricultores e pesquisadores vão discutir a cultura na 1ª Mostra da Amora-preta. O evento realizado em Canoinhas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural conta com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O agrônomo da Embrapa Transferência de Tecnologia Marcos Aurélio Marangon, do Escritório de Negócios de Canoinhas, é também o coordenador da comissão municipal de fruticultura. Segundo explica, o projeto de incentivo ao setor pretende promover a diversificação da atividade agrícola. “O objetivo é viabilizar soluções tecnológicas para melhorar o desempenho dos sistemas de produção, com vistas à sustentabilidade econômica e ecológica da agricultura familiar e sua melhor inserção nos mercados”, diz.
Funcional - Entre as diversas aplicações da amora-preta, para fins fototerápicos estão a característica laxativa, expectorante, refrescante, emoliente, calmante ,diurético e antidiabético, entre outras. O valor medicinal amora-preta e o potencial da cultura como fonte de renda é um outro tema que será abordado durante o evento. A técnica do laboratório do Escritório de Negócios da Embrapa em Canoinhas, Maristela Aparecida Sorado vai falar sobre o assunto, às 9 horas de sábado, no Salão da Igreja Matriz. Sorado precede Marangon que fará relato sobre o projeto de incentivo à fruticultura.
De acordo com o gerente adjunto do Escritório de Negócios de Canoinhas, Elcio Hirano, o evento atuará na divulgação junto a produtores e técnicos de assistência técnica a cultura da amora-preta, introduzida na região com materiais genéticos melhorados por pesquisadores da Embrapa Clima Temperado. “Este ano, os pomares entram em produção comercial e os frutos que serão utilizados na festa gastronômicas já são provenientes deles”, destaca.
Mostra – A 1ª Mostra de Amora-Preta é direcionado a produtores e à assistência técnica da região e será realizado em duas fases. Nos dias 4 (manhã e tarde) e 5 (manhã) será realizado um Curso sobre pequenos frutos na sala de eventos da Epagri, com aula prática na Unidade Demonstrativa da Embrapa. No sábado, 6, está programada uma Feira Gastronômica da Amora-preta com palestras e degustação de produtos à base de amora-preta no Salão Paroquial da Igreja Matriz.
O Curso será ministrado pelo pesquisador Luis Eduardo Antunes Correia da Embrapa Transferência de Tecnologia. Durante a Feira serão proferidas as palestras: Amora-preta como planta funcional e fonte de renda, por Maristela Aparecida Sorato, e Relato da Fruticultura no Município de Canoinhas, por Marcos Aurélio Marangon, ambos da Embrapa Transferência de Tecnologia.
Os Aspectos Nutricionais da Amora-preta serão apresentados por Milena Larissa Conceição, da Universidade do Contestado. O evento é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Canoinhas, Embrapa Clima temperado, Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Canoinhas, Epagri, Microbacias 2 e Universidade do Contestado.
Mais informações: Telefones: 47 3624. 0127/3624.0195/ 3624.2077
Valéria Costa
Embrapa Transferência de Tecnologia
61 34484510 /www.embrapa.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura