American Farm Bureau e CNH Industrial celebram acordo sobre manutenção

Questão está relacionada ao direito de consertar suas próprias máquinas e equipamentos - "right to repair"

16.03.2023 | 14:46 (UTC -3)
Cultivar

A Federação Americana de Agricultura (American Farm Bureau Federation - AFBF) e a CNH Industrial (marcas Case IH e New Holland) celebraram acordo que garante aos agricultores o direito de reparar seus próprios equipamentos agrícolas. Os termos são semelhantes a outro acordo, celebrado com a John Deere.

"Nossos membros nos pediram para encontrar uma solução do setor privado que lhes desse acesso à reparação de seus próprios equipamentos e estou satisfeito que meses de discussões tenham novamente resultado", disse o presidente da AFBF, Zippy Duvall.

"Os agricultores e pecuaristas estão mais dependentes da tecnologia do que nunca, portanto, é crucial que tenham acesso às ferramentas para manter as coisas funcionando na fazenda e que a cadeia de suprimentos de alimentos continue funcionando também."

O acordo estabelece um quadro para que agricultores e instalações de reparo independentes em todos os 50 estados dos EUA e em Porto Rico acessem manuais, ferramentas, guias de produtos e informações das marcas da CNH Industrial para autodiagnosticar e autoreparar máquinas, bem como suporte das marcas da CNH Industrial para comprar diretamente ferramentas de diagnóstico e encomendar produtos e peças.

O entendimento respeita os direitos de propriedade intelectual e reconhece a necessidade de garantir que os controles de segurança e os sistemas de emissão não sejam alterados. A CNH Industrial e a AFBF reunir-se-ão semestralmente para revisar o acordo e abordar preocupações contínuas.

Entenda o que é o right to repair

O "right to repair" ("direito de consertar") é um movimento que defende que os consumidores e técnicos independentes devem ter acesso às informações, ferramentas e peças necessárias para reparar e realizar a manutenção de equipamentos e dispositivos eletrônicos, incluindo máquinas agrícolas.

No setor de máquinas agrícolas nos Estados Unidos, o "right to repair" tem se tornado um assunto de grande interesse e discussão nos últimos anos. Agricultores e mecânicos independentes têm levantado preocupações sobre a crescente dificuldade em consertar e fazer manutenção em máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras, devido às restrições impostas pelos fabricantes.

Essas restrições incluem a utilização de software proprietário, bloqueios digitais e a recusa em fornecer manuais de serviço e informações de diagnóstico. Como resultado, os agricultores podem ser forçados a recorrer aos concessionários autorizados e aos serviços de reparo das próprias empresas fabricantes, o que pode levar a custos mais altos e tempo de inatividade prolongado para as máquinas.

O texto do acordo, em inglês, pode ser lido no link abaixo:

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro