2,1 mil jovens de Bebedouro/SP ganham peça teatral sobre sustentabilidade
Alunos da rede municipal e estadual de ensino de Ibarama/RS, na região Centro Serra, preparam-se para assumir a guarda das sementes crioulas da região. Eles fazem parte de grupos constituídos da pré-escola ao ensino médio, do Projeto Guardiões Mirins de Sementes Crioulas, coordenados pela secretária da Educação e primeira-dama do município, Maria Josefina Da Cas Sebben. “Os alunos mais velhos já cuidam inclusive do cultivo das sementes crioulas”, enfatiza a coordenadora.
Fazem parte dessa iniciativa, criada no ano passado, as escolas municipais de ensino fundamental Luis Augusto Colombelli e José de Anchieta. “As escolas incentivam o trabalho dos guardiões mirins com o objetivo de preservar a agrobiodiversidade”, diz Maria Josefina. “A expectativa é trazer mais participantes para os guardiões mirins e apresentar um seminário direcionado aos adolescentes, em que eles vão ouvir os guardiões adultos. Os jovens estão muito animados em participar de um seminário”, conta a primeira-dama de Ibarama.
Ibarama é considerada a Capital Nacional da Biodiversidade em função de um trabalho de resgate, conservação e multiplicação de sementes crioulas, desenvolvido há 14 anos pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e demais parceiros, como o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), de Santa Cruz do Sul.
Na próxima terça-feira (7), os estudantes realizam o 1º Seminário Regional de Guardiões-Mirins, no Salão Paroquial de Ibarama, justamente para ampliarem suas informações com o relato das experiências dos Guardiões adultos, que hoje são cerca de 50 pessoas. A promoção é da prefeitura, Emater/RS-Ascar, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas e UFSM.
Às 8h, os participantes do Seminário serão recepcionados com lanche e degustação de alimentos à base de produtos crioulos. Após a refeição, será realizada a abertura oficial com a presença de autoridades do município; depois, às 9h30min, será apresentado o projeto “Garantindo o Futuro, Preservando as Sementes Crioulas”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto Colombelli, e criado pelos guardiões mirins da escola.
Às 10h, os jovens receberão os membros da Associação de Guardiões de Sementes Crioulas, que falarão sobre a importância de preservação das sementes na região de Ibarama. A programação será seguida de peça teatral com o Grupo de Agroecologia Terra Sul (Gats), da UFSM, que vai encenar e conversar sobre a história de conservação do milho crioulo. O encerramento será às 11h20min, com entrega de lembrancinhas feitas pelos alunos das escolas.
O evento tem o apoio da Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal de Ibarama, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Secretaria Municipal de Agricultura e Fomento Econômico, Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“Alguns são filhos, netos e outros apenas alunos que foram afiliados dos guardiões adultos”, explica Maria Josefina sobre quem participa do Projeto das crianças guardiãs. “No projeto, há seis municípios interessados porque o objetivo é o plantio de sementes crioulas em toda região. Temos necessidade de que todos trabalhem a fim de dar continuidade à proteção das sementes, incentivando as crianças com o trabalho dos guardiões adultos”, diz ela.
Além do milho, também são cultivadas espécies crioulas de feijão, mandioca, batata, flores e hortaliças nas propriedades e jardins da cidade. “Assim, os jovens inteiram-se do assunto com mais facilidade e, com a participação da Emater e da Secretaria da Agricultura do município, responsável pela parte técnica, eles aprendem também sobre o cultivo”, explica Josefina.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura