Alho e maxixe são temas de dia de campo em Francisco Sá/MG

20.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Neste sábado (22/08), produtores de alho de Francisco Sá/MG vão conhecer tecnologias recomendadas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) para a cultura.

O município do norte de Minas, na região de Montes Claros, já foi pólo de produção de alho, mas a concorrência de produtos importados e a queda da qualidade das lavouras trouxeram a decadência para os produtores da região.

No dia de campo, promovido em conjunto com a Emater-MG e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus de Montes Claros, serão exibidas cultivares de alho comum, como Amarante, Caturra, Gigante do Núcleo e Hozan. Também serão abordados os cuidados com o alho-semente, que passam pela classificação, armazenamento e tratamento antes do plantio.

O sistema de produção de alho de alta qualidade, implantado pela Embrapa Hortaliças na região, também será demonstrado. O processo possibilita a melhoria da qualidade da lavoura, por meio da substituição de plantas contaminadas por vírus por materiais livres de infecção. O sistema começa na seleção de bulbilhos (os dentes de alho) sadios que são produzidas nos laboratórios da Embrapa em condições controladas. Quando a planta torna-se mais vigorosa, ela é levada para um telado à prova de pulgões e, em seguida, os bulbilhos são plantados no campo.

O produtor recebe o material livre de vírus e, no seu próprio telado, inicia a reprodução dos bulbilhos, de acordo com as recomendações dos pesquisadores da Embrapa. Fazendo isso, ele garantirá a substituição gradual de sua lavoura por uma com alho de alto valor comercial. O resultado são bulbos e bulbilhos maiores, aumento da produtividade e da qualidade do produto. A tecnologia começou a ser adotada na região em 2004 e, desde então, a área cultivada tem se expandido. Atualmente, o alho de alta qualidade já é cultivado comercialmente.

Além do alho, o dia de campo em Francisco Sá vai abordar o Maxixe, com destaque para as doenças que atacam essa hortaliça. A estação foi uma demanda da Emater-MG e de produtores locais uma vez que essa cultura tem crescido de importância na região.

Marcos Esteves

Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025