Agrotins terá unidade demonstrativa de produção integrada na área de fruticultura

03.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Rosilda Pereira

O sistema de produção integrada do abacaxi, que emprega tecnologias que permitem a aplicação de boas práticas agrícolas e o controle efetivo de todo processo produtivo será demonstrado pela primeira vez na vitrine da área de fruticultura na Agrotins - Feira de Tecnologia do Agronegócio do Tocantins. A Feira será promovida de 8 a 12 de maio, pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

As culturas que fazem parte da unidade demonstrativa são: abacaxi pérola e banana, além de maracujá, que foi instalada em uma área de quatro mil metros quadrados, localizadas no lado direito, na entrada da Feira, em dezembro de 2011.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Rocha Vasconcelos, todas as culturas estão sendo irrigadas. A vitrine do abacaxi está sendo irrigada por micro-aspersão e aspersão convencional, a do maracujá pelo método de gotejamento e a banana por microaspersão.

O ciclo de colheita do abacaxi é de 13 a 18 meses. Já a banana pode ser colhida em 12 meses. “As vitrines fazem parte de um sistema integrado de produção. Durante a feira teremos técnicos informando e explicando sobre o sistema tecnológico, orientando a forma do manejo do plantio até a colheita”, assegurou José Américo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025