ESPECIAL AGRISHOW: Presidente da Abimaq diz que modernização da frota aumentaria em 10% a produtividade agrícola brasileira
Imagens captadas pelo aparelho que ajudam o agricultor nas análises do cultivo, como progressão do plantio, falhas na plantação, falta ou excesso de água, presença de ervas daninhas e surgimento de pragas, já é uma realidade com a utilização de drones (ou VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado). A Agrotins Brasil 2015 – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins apresentará essa tecnologia de ponta para a produção no campo, que garante altos índices de produtividade agrícola. A Feira acontece de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, saída para Porto Nacional.
Os drones são o avanço dos aeromodelos, que são a evolução para mapeamento das propriedades rurais, e será apresentado aos visitantes pela empresa Goitacá, durante os cincos dias de realização da Agrotins. Segundo Igor Tosello, um dos representantes da empresa, a tecnologia pode ser utilizada na agricultura de precisão como monitoramento nas lavouras. “As imagens captadas pelo aparelho vão ajudar nas análises, permitindo informações e a rapidez de resposta para tomada de decisões nas lavouras, além de oferecer dados da progressão do plantio, falhas na plantação, falta ou excesso de água, presença de ervas daninhas, surgimento de pragas, entre outros dados”, informou.
Tosello explica ainda que as informações geradas fornecem dados para mensurar a economia, lucro e rendimento da produção das lavouras no campo. “Portanto, estaremos levando pela primeira vez na Agrotins esta tecnologia já utilizada em outros estados para dimensionar dados gerais das diversas culturas no campo”, finalizou.
A tecnologia Drone é utilizada nas propriedades rurais e suas aplicações vêm ganhando escala subsidiando um planejamento preciso e técnico para os produtores rurais em suas áreas. Na agricultura de precisão tem diversas aplicações, auxiliando no diagnóstico ambiental da área, obtenção de curvas de nível, visualização de plantas sadias, não sadias, presença de espécies invasoras, cálculo de áreas, entre outras utilidades.
Atividades
Durante a Feira, técnicos da empresa vão mostrar, na prática, o funcionamento do Drone. A empresa juntamente com o Departamento de Irrigação e Drenagem da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), vai oferecer ainda palestras sobre aplicação do mapeamento aéreo e assunto pertinentes sobre regularização fundiária e ambiental, como o georreferenciamento.
Realização
A feira é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura