AgroStart contribui para que BASF seja reconhecida como a Indústria Química que mais promove inovação aberta no país

Pelo terceiro ano consecutivo a BASF está no TOP 1 da Indústria Química no TOP 100 Open Crops; plataforma de inovação aberta da Divisão de Soluções para Agricultura é uma das iniciativas responsáveis pelo prêmio

21.10.2022 | 13:41 (UTC -3)
Verônica Muccini Longhi
Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócio & Excelência Comercial de Soluções para Agricultura da BASF América Latina
Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócio & Excelência Comercial de Soluções para Agricultura da BASF América Latina

A BASF foi eleita a TOP 1 da Indústria Química em inovação aberta pelo terceiro ano consecutivo e garantiu o 5º lugar entre as TOP 100 Open Corps 2022. A premiação, realizada pela 100 Open Startups, que já está em sua sétima edição, é feita a partir de dados gerados pelo próprio mercado e revela um crescimento de 61% no número de relacionamentos declarados entre empresas e startups em relação à edição 2021. E uma das iniciativas é o AgroStart, plataforma de inovação aberta da companhia.

Desde 2016, o AgroStart promove a inovação no setor, sendo uma iniciativa pioneira na América Latina, e em março deste ano expandiu as atividades e passou a ter atuação global. O AgroStart já interagiu com mais de 600 startups na América Latina, para a cocriação de soluções e serviços de agricultura digital. Além disso, já são 30 iniciativas de intraempreendorismo que passaram pelo AgroStart Garagem nos últimos anos, com grupos de trabalhos multidisciplinares, envolvendo cerca de 170 colaboradores da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Ao longo dos últimos cinco anos, foram construídos os pilares de: aceleração de startups, intraempreendedorismo através do AgroStart Garagem e o AgroStart Ecossistema que aumentou as parcerias com empresas de outros setores. As startups ainda têm a possibilidade de serem apresentadas ao BASF Venture Capital para obter aportes financeiros.

“O AgroStart é um ecossistema para a criação de soluções digitais que resolvem desafios reais do agronegócio. A iniciativa tem colaborado ativamente para o desenvolvimento do mercado ao se tornar uma das principais plataformas de incentivo à inovação e ao empreendedorismo no agro. Prêmios como este mostram que todo este movimento está alinhado com nossos pilares estratégicos de inovação, digitalização, sustentabilidade e experiência do cliente”, comemora Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócio & Excelência Comercial de Soluções para Agricultura da BASF América Latina.

Além do Agrostart iniciativas como Suvinil Fora da Lata, da marca de tintas decorativas da BASF, que recebeu mais de mil inscrições e acelerou 11 startups desde o seu lançamento em 2019, em parceria com a Liga Ventures. Já o Start2Care é um programa que acelera startups dos segmentos de Care Chemicals, Nutrição e Saúde, como a inciativa de fragrâncias digitais B-Scent. Voltado à economia circular, o reciChainTM, rede empresarial com base em plataforma blockchain, foi desenvolvida pela BASF com o objetivo de conectar a cadeia produtiva, fomentando investimentos e aumentando as taxas de reciclagem no Brasil.

A companhia ainda tem no onono, Centro de Experiências Científicas e Digitais, um espaço para promover conexões com o ecossistema de inovação aberta e a transformação digital. Em três anos, foram realizados mais de 50 desafios em seu ecossistema de inovação aberta, envolvendo startups no desenvolvimento de protótipos de soluções para BASF e para seus clientes. A empresa também realiza investimentos em startups e fundos de capital de risco na região por meio da BASF Venture Capital.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro