Confirmado embarque de 30 mil toneladas de arroz para o México
Segundo a Federarroz, confirmação de exportação para aquele país mostra que demanda continua aquecida
A Adama vem desde 2019 investindo fortemente em treinamentos de boas práticas no campo com agricultores das principais regiões produtoras do país. Sob a plataforma do ADAMA C.U.I.D.A (Compromisso para o Uso Inteligente de Defensivos), a iniciativa é um dos compromissos de sustentabilidade da companhia e tem como meta neste ano capacitar milhares de agricultores, operadores e aplicadores dos principais estados agrícolas do país, como: Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“É importante capacitarmos agricultores para otimizar o manejo fitossanitário das lavouras, reduzindo perdas por derivas e melhorando a qualidade das aplicações, por exemplo. Há estudos que indicam perdas de 20% a 50% nas aplicações, decorrentes de práticas inadequadas nos procedimentos operacionais e má utilização do pulverizador. Por isso, mais que uma responsabilidade, levar sustentabilidade ao campo é um compromisso da Adama”, destaca Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da companhia.
Uma das frentes da Adama em sustentabilidade é o compromisso com o uso sustentável de defensivos no campo, que é trabalhada desde a formulação de uma solução, passando pelo incentivo e valorização do uso consciente dos produtos, até o treinamento para garantir que a informação sobre a aplicação correta e segura do defensivo chegue aos agricultores.
A Adama acredita que é importante capacitar além dos gestores das propriedades para que o uso inteligente dos defensivos seja de fato assegurado. “O principal, além de capacitar os proprietários das fazendas, é ir direto no operador, pois ele é o responsável que está ali no dia a dia e sabe dos desafios e das dificuldades no momento de aplicação. A mensagem assertiva para esse público é o que garante o aproveitamento das informações, resultando no uso correto, seguro e sustentável dos produtos fitossanitários no campo”, afirma Gimenes.
As ações possuem parte teórica e prática. Esta última envolve manuseio adequado dos produtos, dos equipamentos de proteção individual (EPI), instruções sobre a sequência correta de mistura de produtos em tanque e calibração dos pulverizadores. “Embora muitos produtos da Adama, por serem inovadores, eliminem a mistura em tanque, nosso curso é sobre como alcançar a melhor aplicação de acordo com o que o produtor tem na propriedade, garantindo máxima segurança e sustentabilidade na lavoura”, explica Gimenes.
No Rio Grande do Sul, em parceria com as principais cooperativas do estado, a Adama vem apoiando e implementando cursos sobre tecnologia de aplicação e boas práticas agrícolas. Além disso, a empresa vem realizando treinamentos sobre a melhor aplicação de herbicidas hormonais em vários municípios gaúchos. Nos meses de outubro e novembro, os produtores dos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins receberão as equipes da Adama no ciclo de treinamentos com objetivo de promover ações de difusão e capacitação sobre boas práticas agrícolas em tecnologia de aplicação, visando a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental das lavouras.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura