Marco regulatório: benefícios para setor sucroenergético
O Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAgro) é pioneiro na Universidade de Passo Fundo (UPF), disponibilizando os cursos de mestrado e de doutorado.Agora, inova mais uma vez, oferecendo o primeiro pós-doutorado da instituição.
O curso é destinado a doutores na área de Ciências Agrárias que desejem atualizar seus conhecimentos e desenvolver atividades de pesquisa nas áreas do Programa: Fitopatologia e Produção Vegetal. O lançamento da nova modalidade de pós-graduação à comunidade aconteceu nesta quinta-feira, 15 de outubro, no Campus I da UPF. A doutora Fernanda Nicolini Teixeira foi efetivada como primeira pós-doutoranda, tendo como supervisor o professor Erlei Mello Reis.
Presente no evento, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Hugo Tourinho Filho, destacou o amadurecimento da instituição nas áreas que coordena. “Pensamos a pós-graduação Stricto sensu não como custo, mas sim como investimento, porque é desta forma que se produz conhecimento e se prepara melhor o profissional para os desafios do mercado de trabalho”, considerou. De acordo com ele, o pós-doutorado coloca a UPF mais uma vez no cenário internacional do ensino superior.
“Temos um curso de Agronomia que coleciona conquistas e um PPG de excelência, cuja força está justamente na qualidade de seus professores e alunos. Esse novo programa sabe onde quer chegar e a Vice-Reitoria está à disposição para auxiliar”, afirmou. Hugo Tourinho parabenizou a todos os que trabalharam para que o pós-doutorado fosse efetivado, especialmente o empenho do coordenador do PPGAgro, Vilson Klein, e do coordenador da Divisão de Pós-Graduação, Luiz Carlos Kreutz.
O diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Mauro Rizzardi, relembrou a caminhada do PPGAgro, iniciada em 1988 e intensificada nos anos 1990, quando foram lapidadas as propostas, até chegar ao estágio atual. “O nosso desafio é manter a qualidade dos trabalhos e conquistar o conceito 5 na avaliação da Capes. Estamos
atentos e queremos somar esforços para que isso aconteça”, argumentou, sem esquecer de mencionar a importância da integração entre graduação e pós-graduação na unidade acadêmica. “O curso de Agronomia tem conquistado conceitos máximos em todos os índices de avaliação, seja do MEC ou outros, o que é fruto de um esforço conjunto dos professores da graduação e da pós-graduação e do trabalho que os nossos egressos realizam na comunidade”, admitiu. Na opinião de Rizzardi, é preciso valorizar cada vez mais a pesquisa como geradora de conhecimento, de informações e de recursos para melhorar a qualidade do ensino.
Já o coordenador do Programa, Vilson Klein, declarou que o pós-doutorado é fruto do alto nível do PPGAgro, que consolida-se, também, pela capacidade de atrair pesquisadores do Brasil e da América Latina para esse treinamento. A duração do pós-doutorado será de no mínimo três e no máximo doze meses, podendo ser prorrogado. “O pós-doutorado é amplamente apoiado pelas agências de fomento à pesquisa, Capes e CNPq, com dotação de bolsas de estudo”, ressaltou.
O primeiro supervisor do pós-doutorado e primeiro coordenador do PPGAgro, Erlei Mello Reis, reiterou o apoio de reitorias, professores e funcionários na caminhada. “O que nos permitiu chegar aqui foi muito esforço e investimento”, disse, considerando os desafios que virão daqui para frente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo - 54 3316 8142 / 3316 8110 / 3316 8138 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura