Saiba mais sobre o problema e as formas de manejo na ferrugem no cafeeiro
Em parceria com o Mapa, a Associação Rural de Pelotas (ARPel) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL), a Expoarroz traz a Pelotas o 16º AgroInt, Curso de Integração do Agronegócio para Exportação. Pela primeira vez na programação oficial da feira, o evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio no auditório da AEAPEL, no parque da Associação Rural de Pelotas.
O AgroInt é um evento oficial do Ministério da Agricultura, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa. De acordo com o site do ministério, o principal objetivo do projeto é qualificar os profissionais de instituições que apoiam o agronegócio, formando multiplicadores com conhecimento em integração para exportação, além de servir para aprofundar os temas apresentados no AgroEx, cuja 36ª edição teve lugar também no parque da Associação Rural de Pelotas, durante a 84ª Expofeira.
Na programação da 16ª edição, disponível na íntegra no site da Expoarroz, serão abordados temas como integração contratual, formas de agregar valor ao produto, linhas internacionais de financiamento ao agronegócio, exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional, produção orgânica e exportação de produto local. As palestras ficarão a cargo de representantes de diversas secretarias e departamentos do MAPA, além de instituições como Banco do Brasil e Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA).
O presidente da ARPel, Ricardo Vinhas, enaltece a qualidade do evento e sua realização em Pelotas pela primeira vez, salientando a oportunidade para empresas da região de participarem de um evento promovido pelo Ministério da Agricultura de forma gratuita. “É um curso totalmente voltado para empresas que estão interessadas em exportar, pela abrangência das palestras. É bastante prático, os palestrantes são pessoas extremamente experientes”, diz.
A Expoarroz busca, com a confirmação do AgroInt, proporcionar o acesso a informações sobre o mercado internacional, estratégias de marketing internacional de promoção comercial, instrumentos jurídicos, conceitos e métodos para integração visando à exportação. O evento será aberto a cooperativas, associações, sindicatos, universidades, secretarias municipais e demais instituições de apoio ao agronegócio, especialmente as ligadas à cadeia orizícola.
Segundo Vinhas, o AgroInt é importante para a feira porque o desenvolvimento da cadeia do arroz passa atualmente pela exportação. “Nossa expectativa é de grande procura pelo evento, e estamos de portas abertas para colaborar com o desenvolvimento do comércio exterior na região”, conclui.
O evento é gratuito e para participar os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está disponível na administração da ARPel e no site www.expoarroz.com.br. A entrega da ficha deverá ser realizada, em horário comercial, preferencialmente até o dia 6 de maio na sede da ARPel, na avenida Fernando Osório, 1754. Maiores informações podem ser obtidas com a Associação Rural de Pelotas, pelo telefone (53) 3223-0594.
Fonte: Assessoria de Imprensa Expoarroz
(53) 3025-6323
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura