Onda de calor em áreas do Centro-Sul do país persiste até sábado
O Inmet emitiu avisos para parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná
A pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que a agroindústria teve o melhor desempenho anual desde 2010. O setor acumulou alta de 2% em 2024 ante ano anterior.
O crescimento acumulado no ano passado foi derivado tanto do segmento de produtos alimentícios e bebidas como de produtos não-alimentícios, que registraram expansões de 1,5% e 2,6%, respectivamente. Entre os motivos para o desempenho desses segmentos houve a demanda aquecida no mercado interno, principalmente, no primeiro semestre para alimentos e bebidas e, a consistente recuperação, sobretudo, de Insumos agropecuários (que mesmo assim ficou em campo negativo), Produtos Têxteis e Florestais impactaram positivamente o segmento de Produtos Não-Alimentícios.
Apesar do resultado favorável em 2024 para a agroindústria, o último mês do ano teve uma retração de 0,5% frente ao mesmo mês de 2023, correspondendo ao segundo mês consecutivo de queda interanual, o que traz preocupações para o desempenho do setor em 2025.
Adicionalmente, o FGVAgro alerta que há sinais de que a economia brasileira esteja entrando em um processo de desaceleração causado, entre outros motivos, pelo ciclo de alta da taxa de juros; a corrosão do poder de compra do mercado interno pela inflação; a maior aversão ao risco associado à economia brasileira e; as incertezas na economia mundial, inclusive devido à possibilidade de atritos comerciais mais contundentes. Enfim, este ano deverá apresentar obstáculos adicionais para a economia brasileira e mundial, naturalmente, com reflexos sobre a Agroindústria.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura