Onda de calor em áreas do Centro-Sul do país persiste até sábado

O Inmet emitiu avisos para parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná

05.03.2025 | 17:00 (UTC -3)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo (vermelho) em razão de onda de calor no Brasil. O aviso abrange grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, sudoeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul.

Outro aviso laranja (perigo) de onda de calor foi emitido hoje (5), incluindo áreas dos três estados da região Sul.

O alerta é válido até o próximo sábado (8/3).

De acordo com os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), esta é a terceira onda de calor contabilizada pelo Inmet.

Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla.

No sudeste do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná, são previstos temporais, conforme indicam os avisos amarelo (perigo potencial) do Inmet. Nesse período, há a possibilidade de queda de granizo nessas áreas até às 22h desta quarta-feira (5). A previsão é de chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Chuvas intensas também estão previstas para o Centro-Norte do país, com dois avisos: um laranja (perigo) e o outro amarelo (perigo potencial), emitidos hoje (5) pelo Inmet e com vigência até amanhã (6). Destaca-se a faixa que vai desde o Amazonas até o Maranhão, onde os acumulados totais podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025