notícia
Os casos de sucesso em cada região onde o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) servem de inspiração para os produtores que ainda não acessam o mercado externo.
Em Londrina/PR, onde o evento foi realizado, sexta-feira (5), as cerca de 600 pessoas que compareceram ao Parque de Exposições Governador Ney Braga conheceram os esforços de uma pequena associação apícola, de uma empresa produtora de frutas e de uma companhia bem-sucedida na exportação de produtos do agronegócio.
Alcançar mercados além do Paraná é o desejo da Associação dos Produtores de Mel do município de Ortigueira/PR, representada, no AgroEx, pela presidente Ana Mozuski. “Nossa meta é nos organizarmos para dar identidade e qualidade para o mel orgânico”, afirmou. O trabalho realizado por Mozuski vem ao encontro do preconizado pelo evento: organizar para exportar produtos agropecuários identificando novos caminhos, como os orgânicos.
O caqui foi identificado como valioso por uma empresa de frutas de Porto Amazonas/PR. Demandada há 12 anos por compradores europeus, a companhia embarca, hoje, 300 toneladas ao ano. O engenheiro agrônomo responsável pela produção, diz que a certificação internacional buscada para melhorar esse comércio fez diferença não só na colocação da fruta no mercado europeu e indiano como também na qualidade do processo produtivo. “Além disso, fazer a venda direta para o importador, com maior rentabilidade”, enfatizou.
Com 40 anos de experiência no cultivo de café e eucalipto, o empresário Nilson Jandre soube transformar em dinheiro não apenas o que vem da terra, mas conceitos que podem vir agregados a determinados produtos agrícolas, como a certificação Halal (atestado de abate segundo os preceitos islâmicos). “Exportação dá lucro”, avisou ele à plateia.
Estímulos como esses são parte da programação de todas as edições do AgroEx e exemplificam conceitos repassados durante as palestras. O próximo seminário está previsto para 15 de abril, em Montes Claros/MG.
Eline Santos
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura