Brasil deverá ter 44,5% do mercado mundial de carnes em 2020
Nesta terça-feira (09/03) ocorre o segundo leilão eletrônico de feijão direto do produtor, via Bolsa Brasileira de Mercadorias. Serão leiloados 17 lotes de feijão carioca que somam 440,530 toneladas .
O evento está marcado para ocorrer a partir das 8h30. A relação dos lotes pode ser conferida na página da Bolsa (
) e da Correpar Corretora de Mercadorias (
).
No primeiro leilão foram negociadas 143 toneladas de grãos da região dos Campos Gerais do Paraná, a um preço médio de R$ 0,81 o quilo.
Os lotes leiloados são lacrados e recebem um certificado de qualidade emitido pela Empresa Classificadora do Paraná (Claspar) e pelo Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe)onde constam a nota da cor, o odor, a quantidade de impurezas e umidade do grão.
O pregão é uma iniciativa do Ibrafe junto á Bolsa Brasileira de Mercadorias. Ele só se tornou viável após a criação do Padrão Nacional do Feijão (PNF), índice de cores do feijão pelo qual se baseia o Colorímetro. O equipamento faz uma leitura eletrônica da cor do grão e estabelece uma média. Esta média é aferida em notas que vão de 4 a 10.
Segundo a equipe da Correpar, o leilão eletrônico oferece o benefício da garantia de recebimento para quem compra, já que os pagamentos são feitos por meio daos sistemas da BBM, e da qualidade exata do que se anuncia, para quem conmpra, uma vez que os lotes tem a garantia da certificação de qualidade.
Sindy Molina
Assessoria de Imprensa Correpar
/ (41) 3259-4433
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura