Brasil deverá ter 44,5% do mercado mundial de carnes em 2020
O setor de pesquisa cafeeira no Brasil será o foco das discussões no 11º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que acontece de 8 a 10 de março, em Salvador/BA.
Além da apresentação de pesquisas, serão abordados temas como a irrigação do café, situação do mercado e estratégias para aumento da participação brasileira na exportação do grão.
O diretor do Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lucas Ferreira, coordenará o painel O aumento da produção de café robusta, a crise do arábica e suas consequências para o mercado.
Paralelamente ao encontro ocorrerão minicursos para que o público conheça a culinária de café, gestão e custos de pequena e média propriedade, noções básicas de classificação e degustação de café e técnicas de pós-colheita pelos métodos natural, despolpado e cereja descascado.
São esperados mais de mil participantes, entre produtores, empresários políticos, técnicos do governo, representantes de cooperativas e sindicatos e pesquisadores. O 11º Agrocafé conta com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por convênio celebrado entre o Mapa e a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), entidade promotora do Agrocafé.
Veja a programação do encontro:
Sophia Gebrim
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura