Gerardo Fontelles é o novo titular da Secretaria-Executiva
Produtores que implantarem sistemas integrados de produção agrossilvopastoril terão prioridade na obtenção de crédito rural e preferência para receber assistência técnica e benefícios infraestruturais, como energia, irrigação e armazenagem. É isso que estabelece a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (03). Especialistas acreditam que a nova lei vai estimular a diversificação produtiva nas propriedades e a adoção intensiva de práticas agropecuárias sustentáveis.
Tais práticas são extremamente incentivadas pela AGROBRASÍLIA. A Feira detém a maior área demonstrativa de técnicas sustentáveis dentro de um parque tecnológico no Brasil e, em conjunto com os parceiros como Embrapa, Emater-DF e a empresa Campo, apresenta os benefícios dessas tecnologias todos os anos. São 50 mil m² de integração Lavoura-Pecuária-Floresta e 10 mil m² de integração Lavoura-Pecuária.
Para o engenheiro agrônomo e especialista em iLPF, Ronaldo Trecenti, a unidade demonstrativa da AGROBRASÍLIA é referência no Brasil. “Até o ano que vem, teremos todas as tecnologias do Programa Agricultura de Baixo Carbono. Hoje, já temos reflorestamento, plantio direto, demonstração de iLP e iLPF, fixação de nitrogênio e outros benefícios. Será, com certeza, a vitrine padrão e modelo do Ministério da Agricultura para o Programa ABC. Já é uma vitrine internacional e também para a agricultura familiar”, explicou.
Trecenti comemorou a aprovação da Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Segundo ele, a nova lei vai estimular a diversificação da produção nas propriedades e possibilitar a redução de riscos para as lavouras e a melhoria do manejo dos sistemas produtivos. “Traz para a sociedade, para o consumidor final e para o público urbano uma garantia de fornecimento de alimentos da agroecologia de qualidade e com preço justo. Vai possibilitar também a criação de mecanismos para resolver o passivo ambiental brasileiro, com tecnologias para recuperar áreas degradadas”, destacou.
A AGROBRASÍLIA 2013 e as empresas parceiras vão realizar o Dia de Campo sobre iLPF no dia 17 de maio, no quarto dia da Feira, na área demonstrativa do Parque Ivaldo Cenci. A nova política, com certeza, será abordada pelos técnicos. A organização articula também com a Fundação Banco do Brasil para instituir, durante o evento, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta como uma nova tecnologia social.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura