Ameaças fitossanitárias, com destaque para a Helicoverpa, são tema de caravana da Embrapa em Minas
A AgroBrasília, Feira Internacional dos Cerrados, sempre reservou espaço importante para os agricultores familiares por meio do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF). Este ano, o espaço vem com novidades em seu planejamento, destacando o Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido para 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Com uma estrutura totalmente modificada, o EVAF irá ocupar uma área de 40 mil m² do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, dividido em 10 rotas tecnológicas. O espaço será dedicado a apresentar técnicas e transmitir conhecimentos e novas práticas agrícolas aos agricultores familiares do DF e região, responsáveis diretos pela produção dos alimentos consumidos em Brasília e Entorno.
Para os técnicos da Emater-DF, não basta expor práticas agrícolas, é necessário adaptá-las à realidade dos agricultores locais. Com a expansão da agricultura familiar e sua importância no cenário da produção agrícola, pensar como aplicar cada ensinamento nas condições dessas propriedades é papel fundamental para o EVAF e, ainda, estimular o agricultor a acreditar no melhor de sua propriedade.
De acordo com o coordenador do EVAF, Ricardo Magalhães, o espaço tem como objetivo mostrar in loco as tecnologias adaptadas ao agricultor familiar. “Os pequenos produtores poderão ver montagem de cercas, equipamentos de irrigação e outros equipamentos do dia a dia, condução de hortaliças, frutas, manejo de aviário, pastagens, colheita e pós-colheita e comercialização dos produtos. Além disso, o agricultor familiar poderá conferir as mais diversas máquinas e equipamentos disponíveis no mercado, ter acesso ao crédito rural e, assim, realizar suas compras”, explicou.
Outro aspecto importante é que o visitante que passar pelo EVAF levará o Caderno Tecnológico que explica passo a passo as tecnologias apresentadas no espaço e poderá começar sua produção a partir dos temas mostrados na AgroBrasília. O agricultor familiar, além de ensinamentos técnicos, poderá trocar experiências com outros agricultores e aprender mais sobre qualidade e maior produtividade da forma mais sustentável. O EVAF também apresenta possibilidades de diversificação de culturas por meio de oficinas, orientações técnicas e demonstrações de práticas e produtos.
As políticas públicas do Governo Federal e do GDF, como o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também serão assuntos abordados no EVAF.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura