Embrapa e prefeitura realizam curso de bananicultura em Machadinho do Oeste/RO
Agricultores familiares que visitaram a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), na tarde desta última quinta-feira (29), tiveram a oportunidade de aprender a produzir sabão e vinagre da água proveniente da prensagem da mandioca, conhecida como manipueira, um líquido altamente poluente quando descartado no meio-ambiente.
O minicurso foi uma promoção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e aconteceu no estande da Cadeia Produtiva da Mandiocultura. Foi o engenheiro agrônomo da EBDA e coordenador estadual dessa cultura agrícola, Nereu do Monte, que ensinou ao público a fabricar esses dois co-produtos da mandioca. ?É preciso difundir essas técnicas educativas, porque só assim iremos evitar que a manipueira seja descartada no meio ambiente e polua os lençóis freáticos?, explicou o técnico.
A agricultora Maria da Conceição Santos, do município de Teolândia, no Baixo-Sul do Estado, foi uma das integrantes da caravana da EBDA, que levou agricultores de diversas regiões da Bahia para conhecer a Fenagro. Ela planta mandioca para a fabricação de farinha e ao participar do curso ficou impressionada com a possibilidade de dar essa destinação à manipueira. ?Eu jogava a água toda fora e nem sabia que prejudicava o meio-ambiente. Vou fazer sabão para vender, a receita está anotadinha aqui?, disse a agricultora, mostrando o caderno.
O estande da mandiocultura está aberto para visitação até o próximo domingo (02). No local, a EBDA promove também uma explanação técnica sobre as diversas fases dessa cadeia produtiva e apresenta um rico mostruário com co-produtos da mandioca. O público ainda poderá saborear deliciosas guloseimas feitas com a raiz, como o beiju recheado, cuscuz doce, bolo, pães e sequilhos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura