Falta de chuva compromete qualidade do grão de soja no Rio Grande do Sul
Agricultores de regiões do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina optaram pelo cultivo da nova variedade de trigo, a TBIO Tibagi. A grande adesão se justifica devido à produtividade, qualidade e vigor. O Diretor Comercial da Moageira Irati, Marcelo Vosnika, diz que a plantação do trigo é muito indicada para as regiões, “ele possui grande adaptação e rapidez no processo de evolução. Também é resistente a germinação e sua produtividade é alta”.
Em relação a Supera e outras variedades, o TBIO Tibagi possui potencial produtivo similar, entretanto se destaca em fatores como estabilidade de produção, comportamento, resistência à debulha, germinação na espiga e doenças como a brusone, grande causadora de danos a lavoura.
Para a indústria o Diretor Comercial da Moageira Irati releva que o trigo atende às necessidades exigidas pelo mercado, “ele produz uma farinha mais clara, comercializada rapidamente no mercado devido aos hábitos de consumo. Também produz um efeito bom na panificação, já que mantém o pão estável”, revela Marcelo.
A Sementes Mutuca, que produz, comercializa e consome sementes TBIO Tibagi confirma a posição de Vosnika. Localizada em Arapoti, no Paraná, trabalha com mais de 2 mil hectares de trigo no inverno, além das culturas de soja e milho. “A semente possui excelente produtividade e se adaptou muito bem ao clima e solo da propriedade. Estamos sempre acompanhando as novas descobertas do mercado e proporcionando aos nossos clientes o que há de melhor em qualidade”, finaliza Ivo Frare, Diretor Técnico da Sementes Mutuca.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura