Embrapa alerta sobre a mosca-das-frutas, praga que ataca a cafeicultura
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), participa da 10ª edição do Agrobalsas, feira de agronegócios realizada no município de Balsas, no Sul do Maranhão. O evento teve início na terça-feira, (22) e se estende até este domingo (27).
O Agrobalsas 2012 é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Norte (FAPCN), com apoio do Ministério da Agricultura, Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura local e demais parceiros, e prevê a movimentação de mais de R$ 100 milhões em negócios, segundo os organizadores. A iniciativa é realizada no campo experimental da Fazenda Sol Nascente, zona rural de Balsas, a 758 km de São Luís.
Este ano, a Agerp decidiu transferir a sua sede regional de Balsas para o local da feira, para melhor atender o público alvo da agência, que são os agricultores familiares, divulgar projetos da agência e produtos da agricultura familiar.
Para o secretário Fernando Fialho, por ser o maior evento de agronegócios do Maranhão, o Agrobalsas é uma grande vitrine para que o Governo do Estado apresente ações e projetos de assistência técnica e extensão rural que vêm sendo desenvolvidos como parte das políticas públicas de redução da pobreza extrema para a ampliação da produção e da renda na agricultura familiar, com a expansão dos investimentos e das parcerias com o Governo Federal e Prefeituras.
Estão presentes ao Agrobalsas, o diretor-presidente da Agerp, Jorge Fortes; o diretor de Pesquisa, Wellington Mato; e a equipe técnica do escritório da agência em Balsas, coordenada por Pedro Ludovico Sarmento.
“Ficamos satisfeitos em participar deste grande investimento que tem como finalidade gerar renda, conhecimento e troca de experiências a todos os participantes, e em especial, aos agricultores familiares, que estão recebendo durante toda a semana, informações por meio de palestras focadas na agricultura familiar”, destacou Fortes.
De acordo com Pedro Ludovico Sarmento, ao contrário dos anos anteriores, a Agerp este ano está com um estande exclusivo na exposição, com produtos oriundos da agricultura familiar dos municípios da região, como sementes, plantadeiras, adubadeiras, pulverizadores para adubos, entre outros itens utilizados no dia-a-dia da produção agrícola.
Além de ferramentas para o plantio, a Agerp disponibiliza para os agricultores familiares que visitam a mostra de agronegócios, informações por meio de vídeos com orientações sobre a agricultura familiar e kit de irrigação. Também no estande da Agerp, o produtor pode encontrar folderes institucionais e cartilhas.
Diversas palestras também estão sendo ministradas para os agricultores familiares no Agrobalsas, as quais tratam sobre a assistência técnica e extensão rural, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e emissão de laudo técnico (Seaf/Ater). Cerca de mil pessoas se inscreveram para participar das conferências, que têm como palestrantes técnicos da Agerp e da Sedes.
Com o tema “Agricultura Inteligente”, o Agrobalsas mostra este ano o sucesso de experiências realizadas em propriedades rurais no Maranhão, envolvendo a integração lavoura-pecuária com florestas e o plantio direto e uso da biotecnologia, sistemas que garantem sustentabilidade da produção. O público também vai poder conferir as últimas novidades em produtos e serviços nos 70 estandes montados na feira.
A estimativa é de um público de mais de 15 mil pessoas. Constam da programação, rodadas de negócios, minicursos, exposição de vitrines tecnológicas das principais culturas e visitas técnicas. Os principais temas que estão sendo apresentados e discutidos no Agrobalsas 2012 são Sistema Plantio Direto nos Cerrados Nordestinos, Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Fixação Biológica do Nitrogênio, Biotecnologia e Culturas Alternativas e Alimentos Funcionais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura