Massey Ferguson apresenta suas tecnologias durante Simpósio sobre Mecanização em cana de açúcar em Jaboticabal/SP
Mais de cem touros de genética superior serão vendidos no período de 19 a 22 de março, em condições facilitadas, no Parque de Exposições “Camaru”, em Uberlândia, Triângulo Mineiro. O evento vai abrir a agenda 2013 de Feiras de Touros do Pró-Genética, criado pela Seapa e executado pela vinculada Emater-MG.
Desta vez, a feira de touros será incluída na 2ª Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec), organizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia com o apoio do Núcleo de Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. São parceiros também o Sebrae, Senar, Secretaria de Agricultura do município, Banco do Brasil e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entre outros.
“Os animais comercializados no “Camaru” deverão contribuir para a melhoria da qualidade dos rebanhos de Uberlândia e região, principalmente nos estabelecimentos de agricultura familiar, conforme os objetivos do Pró-Genética”, explica o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento. “A comercialização dos reprodutores, integrada a um evento do porte da 2ª Femec, aponta para novas possibilidades de fortalecimento das atividades e consolidação do Pró-Genética”, acrescenta.
De acordo com Nascimento, há uma concentração de esforços dos parceiros desde a fase de divulgação e mobilização dos produtores para participarem da feira. “As perspectivas de adesão dos produtores ao programa são boas porque eles recebem informações sobre a importância de iniciar ou intensificar o melhoramento de seus plantéis de corte e de leite mediante a introdução de touros com genética comprovada pela ABCZ”, observa.
Os compradores que manifestam o interesse de comprar tourinhos recebem orientação dos extensionistas da Emater para se beneficiarem do crédito específico. Além disso, os técnicos também ajudam os produtores a escolher animais de raças adequadas para a cruza com as fêmeas de seus rebanhos.
Segundo o secretário, esse trabalho dá bons resultados desde a criação do Pró-Genética, há sete anos, correspondendo ao objetivo de facilitar principalmente o acesso dos estabelecimentos da agricultura familiar (plantel de até 160 cabeças) aos touros de alta genética. “Esses animais podem ajudar na transformação da realidade dos rebanhos de Minas”, enfatiza.
O gerente regional da Emater de Uberlândia, Milton Flávio Nunes, enfatiza a importância da parceira da 2ª Femec na realização da primeira Feira de Touros do Pró-Genética neste ano. Ele explica que o trabalho inclui a realização de seminários para os produtores rurais nos municípios vinculados à regional da Emater. Os extensionistas, além de fazer o levantamento de demandas de animais para a Feira do Pró-Genética e ajudar na definição das raças a serem introduzidas nos plantéis, também mobilizam os produtores rurais para anteciparem a atualização de seus cadastros bancários, o que facilitará os negócios durante o evento.
Nunes diz que as feiras do Pró-Genética tiveram a duração de um dia e a comercialização por evento foi de 20 a 30 touros. De acordo com as estimativas do gerente, a mobilização de compradores deve contribuir para uma demanda de até 200 cabeças nos quatro dias de realização da 2ª Femec.
A próxima Feira de Touros do Pró-Genética será realizada em 24 de março, no município de São Roque de Minas (Serra da Canastra). De acordo com o Departamento Técnico (Detec) da Emater, por meio desse evento cerca de 40 animais deverão ser introduzidos nas propriedades da região que se dedicam principalmente à produção de leite para fabricação de queijo artesanal.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura