Agência de Informação Embrapa é tema de workshop em Brasília

08.12.2011 | 21:59 (UTC -3)
Kátia Marsicano

Cerca de trinta representantes das Unidades Descentralizadas da Embrapa participaram nesta terça-feira (6), na sede da Empresa, em Brasília, do Workshop de Avaliação da Agência de Informação Embrapa. O objetivo do encontro foi discutir as principais dificuldades encontradas pelas equipes nos processos de criação e edição dos conteúdos das árvores do conhecimento, coletar sugestões relacionadas ao material orientador e opiniões sobre o atendimento dado aos profissionais envolvidos nas tarefas.

A abertura do evento contou com a presença da gerente-adjunta de Organização e Difusão da Informação da Embrapa Informação Tecnológica, Rubia Maria Pereira, e da equipe técnica do projeto Agência de Informação Embrapa.”Este é um dos nossos produtos mais importantes, desenvolvido há mais de dez anos, resultado de uma parceria feliz entre as unidades”, comentou Rubia. “Trata-se de um produto diferenciado, concebido para ser como uma grande floresta, alimentada de forma multimídia, com conteúdos de rádio, de tv, arquivos em formato pdf, etc”. Pela quantidade de acessos desde 2009, quando começou a ser acompanhado o número de visitas ao site, Rubia destacou a importância das informações para os diversos segmentos.

“Hoje, contabilizamos cerca de 1 milhão 300 mil acessos, uma realidade que nos motiva ainda mais”, conclui. Em 2009, foram registradas 587 mil 929 visitas; em 2010, 930 mil 761 e até o dia 4 de dezembro de 2011, 1 milhão 283 mil. Atualmente, a Agência de Informação conta com setenta árvores do conhecimento, das quais 22 já publicadas. Dezesseis estão em fase de autoria, ou seja, de checagem de conteúdo e catalogação antes da publicação.

Para a editora Ana Paula Leitão, em função da resposta que tem sido dada pelos usuários, é crescente a preocupação com a atualização constante dos conteúdos de responsabilidade das Unidades de Pesquisa. “Temos que oferecer informações novas e compatíveis com os avanços e o dinamismo da tecnologia agropecuária”, destacou. Entre as novidades anunciadas por ela para os próximos dias, está a publicação da árvore da cevada, prevista para o dia 12 de dezembro, e o lançamento do novo layout do site, mais moderno e interativo.

– Durante o workshop, o analista da Embrapa Informática Agropecuária, Leandro Henrique de Mendonça Oliveira, integrante da equipe técnica do projeto, apresentou os resultados preliminares da pesquisa do Projeto iAgência, website de informação tecnológica: ampliando o relacionamento com o cliente, que tem como objetivo identificar o perfil do usuário da Agência de Informação. “São dados importantes porque a partir deles podemos atender melhor às expectativas do usuário, de acordo com a faixa etária, região de origem, atividade, motivação ao procurar o site, entre outras questões que procuramos levantar”, explicou. As respostas foram obtidas por meio de questionários disponíveis na página da Embrapa. Trezentos usuários de todas as regiões do Brasil colaboraram com a pesquisa, que tão logo seja concluída servirá de subsídio para análise.

Giane Silva

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