Safra de cana no Norte-Nordeste mantém alta de produção
Açúcar e etanol hidratado seguem em crescimento, com bom rendimento mesmo com menos chuva
A AGCO firmou uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza para qualificar estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) no interior paulista. A iniciativa visa preparar jovens para atuar no mercado de mecanização agrícola, promovendo formação técnica complementar em operação e manutenção de máquinas agrícolas com alta tecnologia embarcada.
O projeto não altera o currículo das escolas, mas acrescenta um módulo técnico complementar com foco em mecanização. Segundo Vitor Kaminski, gerente de treinamento técnico da AGCO, a ação visa “ampliar as chances de empregabilidade dos jovens e fomentar o interesse pelas mais modernas tecnologias no campo”.
As unidades participantes do projeto estão localizadas nas cidades de Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal e Rio das Pedras. Ao todo, 30 alunos foram selecionados — 10 de cada escola — com base no desempenho acadêmico. A formação teve início em abril e seguirá até o final de julho, somando uma carga adicional de 161 horas de conteúdo técnico, sendo 79 horas em formato online e 82 horas presenciais. As aulas práticas serão ministradas na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O conteúdo abrange desde fundamentos de motores até operação de pulverizadores, eletro-hidráulica e sistemas de GPS agrícola, promovendo uma imersão prática na realidade atual da agricultura de precisão. Nas aulas práticas, os alunos terão acesso à tecnologia de ponta com equipamentos atualizados e suporte de instrutores especializados da AGCO e do IAC.
Os três estudantes com melhor desempenho ao fim da formação terão a oportunidade de estagiar em concessionárias das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, pertencentes ao grupo AGCO. A expectativa é que o projeto seja replicado em outras unidades do Centro Paula Souza nos próximos semestres.
Os estudantes da Etec de Jundiaí, que fazem parte do projeto, visitarão a Agrishow 2025 no dia 29 de abril e terão contato com as inovações do setor. "Queremos despertar o interesse desses jovens pela carreira técnica, mostrando as mais modernas tecnologias, que estão à disposição dos agricultores, mas que não encontram em sala de aula. A ação reforça o compromisso da AGCO com o desenvolvimento sustentável do agro, alinhado à demanda por profissionais especializados em um mercado cada vez mais tecnológico", explica Ana Helena Andrade, diretora de Assuntos Governamentais da AGCO para a América do Sul.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura