AGCO e SENAI lançam projeto para levar capacitação ao homem do campo

12.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: S2Publicom

Com máquinas e equipamentos agrícolas fazendo o uso da alta tecnologia, a capacitação profissional tornou-se uma necessidade e um grande desafio. Pensando em atender cada vez melhor seus clientes, a AGCO, detentora das marcas Massey Ferguson e Valtra, apresenta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso do Sul (SENAI-MS), a Unidade Móvel de Treinamento. O projeto pioneiro vai levar para o campo capacitação adequada para que os operadores e trabalhadores tirem o melhor proveito das novas tecnologias empregadas na agricultura.

A Unidade de Treinamento Móvel integra o Projeto Semear Conhecimento, que desde Junho do ano passado promove a formação de mecânicos e operadores de máquinas agrícolas por meio de cursos desenvolvidos em parceria com o SENAI. Em um primeiro momento, o veículo percorrerá as agroindústrias do estado do Mato Grosso do Sul, e esta iniciativas se estenderá para outros estados e outras unidades, contando para isso com novas parcerias com as unidades do SENAI de cada região.

“Este projeto pioneiro dará mobilidade e agilidade, oferecendo oportunidades aos profissionais do setor que encontram dificuldades no deslocamento para as unidades do SENAI. A formação de operadores e mecânicos de máquinas agrícolas permitirá uma redução dos custos de manutenção dos equipamentos, reduzindo desgastes e aumentando a produtividade”, explica Alexandre Landgraf, gerente da AGCO Academy, departamento da AGCO destinada à formação e capacitação profissional.

“Ao firmar esta parceria inédita em âmbito nacional, o SENAI do Mato Grosso do Sul pretende, em conjunto com a AGCO, estabelecer um novo patamar em educação profissional ao segmento agroindustrial. Projetada para atender com excelência em cursos de manutenção de máquinas agrícolas, a unidade móvel está equipada de modo a permitir que os conhecimentos trabalhados com os alunos estejam em sintonia com a realidade tecnológica atual. É tecnologia em máquinas agrícolas da AGCO com a excelência em educação profissional do SENAI”, assinala Jesner Escandolhero, diretor regional do SENAI no Mato Grosso do Sul.

A carreta, equipada com motores AGCO SISU Power e componentes de mecânica, elétrica, hidráulica e transmissão de máquinas AGCO, foi projetada especialmente para percorrer as agroindústrias, atuando como uma escola itinerante. Ela tem condições de receber todos os componentes necessários para a realização de cursos completos de tratores agrícolas, podendo também ser utilizada em módulos, de acordo com o tipo de treinamento necessário para cada cliente.

Equipada com painéis para aprendizado em eletricidade e hidráulica, a unidade ainda conta com armários, painéis para acomodar as ferramentas de uso gerais e especiais. Ela está dividida em dois ambientes, sendo uma sala de aula com capacidade para acomodar 15 alunos e um laboratório didático.

A equipe responsável pelos cursos será formada por três pessoas, um motorista, um instrutor e um coordenador. A solicitação da unidade móvel pode ser feita de duas maneiras: diretamente com o SENAI ou na secretaria da AGCO Academy, onde há um canal para atendimento ao cliente. Algumas agroindústrias já manifestaram interesse em conhecer o projeto e os primeiros treinamentos estão planejados para acontecer em uma unidade do setor sucroalcooleiro, para capacitar cerca de 355 pessoas nos cursos de operação e manutenção de máquinas agrícolas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025