ADM prepara ingresso no mercado brasileiro de sementes e de produtos biológicos

Executivos mencionam o próximo ano como a data planejada; empresa já atua nos ramos de distribuição de pesticidas e de fertilizantes

27.03.2024 | 11:25 (UTC -3)
Revista Cultivar
André Germanos; Carlos Eduardo Pellegrini Ceri (Esalq); Júlio Cezar Pereira (Fazenda Pombo); Raphael Costa
André Germanos; Carlos Eduardo Pellegrini Ceri (Esalq); Júlio Cezar Pereira (Fazenda Pombo); Raphael Costa

A Archer Daniels Midland Company (ADM) informou sobre seu plano de ingressar nos mercados de sementes e de produtos biológicos no Brasil. Executivos mencionam o próximo ano como a data planejada. A empresa já atua nos ramos de distribuição de pesticidas e de fertilizantes. Seus negócios com produtores ruais podem ou não envolver contratos de troca por mercadoria futura ("barter").

Raphael Costa, diretor de originação e insumos da ADM no Brasil, informou não haver cronograma preciso para a atuação nos novos mercados. As empresas fornecedoras dos produtos que a ADM comercializará ainda não foram definidas.

Em termos de sementes, inicialmente o fornecimento abrangerá a cultura da soja. Num segundo momento, a empresa ofertará cultivares de milho.

Rastreabilidade e agricultura regenerativa

Para a safra 2023/24, a ADM espera crescer 15% em termos de "originação" de soja; e 10% em termos de milho safrinha. Esses números surgem num contexto de importância da rastreabilidade desses produtos. Consumidores de mercados importantes passaram a dar importância para o local de origem dos produtos, para as formas de cultivo e para as relações ambientais e sociais relacionadas às atividades agrícolas.

No vídeo abaixo, Raphael Costa explica essa relação entre produção e consumidores.

O produtor Júlio Cezar Pereira, proprietário da Fazenda Pombo (localizada em Uberlândia), tem adotado nos últimos anos práticas para melhorar sua forma de cultivo e as relações com meio ambiente. Ele coloca como referência para a busca de formas mais sustentáveis de produção as secas ocorridas na região em 2013 e 2014. Ali foi possível perceber a resiliência de sistemas sustentáveis em relação a práticas mais convencionais. Atualmente ele faz parte de um primeiro grupo de produtores rurais inscritos no programa ADM Regeneração, iniciado há pouco. No vídeo abaixo, Júlio fala de forma ampla sobre a adoção de práticas e "ESG" em sua propriedade.

Especificamente sobre o programa ADM Regeneração, lançado no Brasil em novembro do ano passado, André Germanos, diretor de negócios de carbono e agricultura regenerativa da ADM na América Latina, aponta como meta o atingimento de 200 mil hectares nos próximos cinco anos. Atualmente, o sistema abrange 20 mil. As linhas gerais do programa podem ser conhecidas no vídeo abaixo.

Mas o que é agricultura regenerativa? Trata-se de conjunto de práticas de manejo agrícola que permitem produzir mais com menor impacto nos recursos naturais. Envolve, entre outros, considerações sobre água, biodiversidade, manejo de carbono... Carlos Eduardo Pellegrini Ceri, professor da Esalq, explica o assunto no vídeo abaixo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024