Cooperativismo e sustentabilidade são prioridades do Mapa
Após um ano em obras de modernização e com um investimento de 2 milhões de euros, o Laboratório Carat da Adisseo, localizado em Commentry, na França, coloca-se na vanguarda da tecnologia analítica, atendendo aos mais altos padrões de excelência e qualidade.
"O nosso laboratório recentemente obteve a aprovação do “COFRAC”, a certificação de mais alto nível para qualidade de laboratórios de análises na França” - afirma Frederic Anglade, Chefe da Plataforma Industrial, em Commentry.
O Laboratório Carat ocupa uma área de 1.800 m², e conta com 25 centros de análise físico-química, com 20 Cromatógrafos Líquidos de Alta Eficiência (HPLC, na sigla em inglês) e 26 Cromatógrafos de fase gasosa (GC). Cerca de 50 cientistas, engenheiros e técnicos qualificados em bioquímica, física e biologia, baseiam-se neste laboratório. Mais de 100.000 análises são feitas por ano para vitaminas, aminoácidos e enzimas.
O foco do Carat está na rastreabilidade, qualidade e velocidade de resposta. "Podemos enviar aos nossos clientes os resultados das análises de vitaminas e enzimas na alimentação ou premix em menos de 15 dias”, diz Richard Prime, Gerente de Controle de Qualidade. "Indicadores chave de eficiência e uma organização muito cuidadosa das equipes de operações nos permitem garantir este tempo extremamente rápido de atendimento", diz ele.
“Também reforçamos o papel do nosso laboratório nos nossos programas de pesquisa e desenvolvimento, especificamente nas áreas de formulação de aditivos, biodisponibilidade e estabilidade das vitaminas, aminoácidos e enzimas termoestáveis”, explica Jean-Marie Dollat, Químico Sênior e Gerente de Formulação. Estes investimentos desempenham um papel fundamental no Sistema de Certificação Microvit (MCS) e contribuem para fortalecê-lo ainda mais.
Criado há dez anos, o MCS vem sendo continuamente melhorado, e é uma forma sistemática de garantir a qualidade das vitaminas Microvit da Adisseo, onde quer que elas sejam produzidas. Baseado em 12 critérios de seleção abrangendo a produção, a distribuição, a eficácia do produto, as informações e os serviços, o MCS assegura rigorosa garantia quanto à qualidade química e física das vitaminas, bem como a sua eficiência biológica, mensurada através de testes "in vivo" nas instalações de pesquisa da Adisseo.
"O nosso sistema de certificação é impecável e responde ao mais alto nível de exigência, em cada passo, desde a produção até a entrega", garante Michel Jacquet, Diretor de Compras e Supply Chain da Adisseo. "E nós, por exemplo, ainda recorreremos a peritos de qualidade da indústria farmacêutica para fazer auditorias regulares de todas as plantas, e realizar testes constantes dos produtos para garantir a sua conformidade com a especificação".
O Laboratório Carat, com seus equipamentos e seu conhecimento especializado, permite o controle e a análise físico-química das vitaminas, o controle contra substâncias indesejáveis e uma maior eficiência na produção. Com o sistema de certificação Microvit (MCS), a Adisseo pode garantir aos seus clientes a qualidade dos produtos Microvit e a segurança alimentar.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura