Emater/RS-Ascar descobre tomateiro com mais de três quilos em Sarandi/RS
Fiscais da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – em parceria com a Guarda Metropolitana apreenderam um caminhão com mudas frutíferas sem procedência, na tarde da última quinta-feira (7), a 7km de Taquaruçu, Distrito de Palmas/TO. O motorista foi multado em R$ 7,2 mil e a carga contendo cerca de 1.500 mudas foi destruída no aterro sanitário.
De acordo com o responsável técnico pela Divisão de Sementes e Mudas, Alex Arruda Farias, os fiscais da Agência localizaram o caminhão com placa de São Paulo estacionado na quadra 805 Sul comercializando mudas de manga, citrus, jabuticaba, carambola, entre outros, e que durante a abordagem, foi exigido o Termo de conformidade das mudas, nota fiscal e PTV – Permissão de Trânsito de Vegetais, documentos necessários para o transporte. “Neste momento, o condutor entrou no caminhão e fugiu em direção a Aparecida do Rio Negro, mas com o apoio da Guarda Metropolitana foi localizado”, disse acrescentando que a ação da Guarda Metropolitana foi primordial para o sucesso da operação.
O condutor foi conduzido a 1ª Delegacia de Policia Civil para prestar depoimento e depois foi liberado. A carga foi encaminhada para o aterro sanitário e destruída, pois não tinha comprovação de procedência. “Neste caso, as mudas oferecem riscos fitossanitários, pois podem hospedar doenças e pragas e consequentemente comprometer a fruticultura tocantinense” disse o inspetor agropecuário da Adapec, Carlos César Barbosa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura