Adama anuncia registro do Sierra na Austrália

Herbicida tem como princípio ativo o saflufenacil

21.06.2023 | 09:47 (UTC -3)
Cultivar

A Adama anunciou o registro do Sierra, herbicida baseado em saflufenacil de produção própria, o primeiro produto sem patente baseado neste ingrediente ativo, na Austrália. A Revista Cultivar havia mencionado esse registro há algum tempo (aqui).

De acordo com o comunicado da empresa, o Sierra, alimentado pela plataforma de tecnologia de formulação exclusiva da empresa, "fornece aos agricultores uma ferramenta crítica de gerenciamento de resistência para melhorar a derrubada de gramíneas anuais e ervas daninhas de folha larga em várias situações de cultivo e não cultivo, maximizando a eficiência e minimizando a perda de umidade valiosa do solo".

Sobre o Saflufenacil

Saflufenacil (CAS 372137-35-4, HRAC E) é composto orgânico da classe química da pirimidinadiona usado como herbicida. Funciona inibindo a protoporfirinogênio IX oxidase (PPO), impedindo a formação de clorofila e resultando no acúmulo de protoporfirina IX, que é um potente fotossensibilizador. Isso ativa o oxigênio, causando peroxidação lipídica com rápida perda da integridade e função da membrana. Os efeitos visíveis em plantas inteiras são clorose e necrose.

De acordo com a literatura científica, o desenvolvimento dos precursores do produto iniciou em 1985. Adiante, com ésteres adicionais, foram publicadas reivindicações de patentes, incluindo o butafenacil, comercializado em 2001. Cientistas da BASF investigaram a química e patentearam um análogo onde o éster carboxílico do butafenacil foi substituído por uma sulfamoil carboxamida. Foi desenvolvido sob o número de código BAS800H e comercializado pela primeira vez em 2008 sob a marca Kixor.

No Brasil, até o momento, há somente registros de produtos com esse princípio ativo em nome da BASF.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro