Ação itinerante recolhe mais de mil embalagens vazias de defensivos agrícolas em cidades do Tocantins

Nos municípios de Palmas e Miracema, foram devolvidas 1.309 embalagens de pesticidas e 300 quilos de embalagens secundárias

10.10.2024 | 15:30 (UTC -3)
Dinalva Martins
Foto: Majuh Souza
Foto: Majuh Souza

Pequenos e médios produtores rurais dos municípios de Palmas e Miracema, no Tocantins (TO), foram contemplados com ações do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Nas duas edições foram devolvidas 1.309 embalagens de pesticidas e 300 quilos de embalagens secundárias, beneficiando diretamente 27 produtores.

O gerente de inspeção vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Carlos Cesar Barbosa, ressaltou que a Agência aproveitou para realizar, antes da ação, um trabalho de sensibilização junto aos produtores rurais sobre a importância da devolução das embalagens. “Nosso objetivo é conscientizar os produtores para a retirada deste passivo do campo, por isso, somamos força nesta parceria com as Centrais e os demais órgãos envolvidos neste projeto,” destacou.

O produtor rural João Carneiro esteve na ação e avaliou a iniciativa como positiva. “É sempre uma grande dificuldade devolver este material, principalmente, ao pequeno produtor. Esta oportunidade é de grande valia, pois mesmo uma pessoa que adquiriu uma embalagem de pesticida, é importante que ele faça o procedimento correto e a devolução”, afirmou. 

As duas edições de RI contaram com a parceria do Governo do Estado, por meio da Adapec, com a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia) e a Central de Pedro Afonso, administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro